O calor excessivo e a falta de chuvas alertam para uma crise hídrica sem precedentes.
Nossa reportagem questionou sobre o nível de captação de água para os quase 130 mil habitantes de Lafaiete.
A Copasa informa que o nível do rio Bananeira e do ribeirão Almeidas, mananciais responsáveis pelo abastecimento de Conselheiro Lafaiete, nos pontos de captação da empresa, estão dentro do esperado para esta época do ano, se comparado aos anos anteriores. Até o momento, não há indicação de desabastecimento ou de necessidade de rodízio na cidade.
A Companhia esclarece ainda que o nível dos reservatórios é dinâmico, varia de acordo com o consumo ao longo do dia e estão seguindo o esperado para esta época do ano. O consumo da população também é o esperado, uma média de 490 milhões de litros de água por mês.
Sistema Varinha
A Copasa informou sobre a implantação de um novo ponto de captação visando aumentar a capacidade de oferta de água que será no Córrego da Varginha auxiliar ao sistema do ribeirão Almeidas. A empresa está aguardando processo de regularização fundiária para início do processo de licitação das obras.
Meio ambiente
A Copasa está realizando uma série de ações, estudos e projetos para evitar desabastecimento na cidade. Dentre estas ações está o programa Pró-Mananciais. A equipe socioambiental da empresa atua em conjunto com representantes de entidades ambientais, públicas e privadas, na preservação do ribeirão Almeidas desde 2018. Foram investidos mais de R$ 800 mil em uma série de atividades como a implantação de mais de 45 quilômetros de cercamento de nascentes e margens de córregos, plantio de 15 mil mudas de mata ciliares para revitalizar áreas de proteção ambiental, adequação de mais de quatro quilômetros de estradas rurais e instalação de 109 barraginhas, ações que garantem a recarga dos lençóis freáticos.
O programa prevê ainda para 2021 a implantação de mais de 198 barraginhas, adequação de mais de cinco quilômetros de estradas rurais, 1059 metros de cercamento de nascentes, plantio de cinco mil mudas, além de 2500 metros de terraceamento, parte das atividades que ajudam que a água das chuvas faça sem caminho natural para abastecer os mananciais.
Uso racional
A Companhia esclarece que o uso racional da água é importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, na estação seca. Atitudes simples de economia fazem muita diferença, como por exemplo:
• não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;
• tomar banhos rápidos;
• molhar plantas com regador e não com a mangueira;
• deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
• na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;
• reutilizar a água da máquina de lavar.
São pequenas ações no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população.
A Copasa recomenda: consumir sem desperdiçar é preservar o acesso à água para todos.