×

Mundo fora do ar: o que se sabe sobre a queda geral de aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook

O aplicativo WhatsApp caiu no início da tarde desta segunda-feira (4). Segundo o site Down Detector, que reúne dados sobre a instabilidade em serviços na internet, recebeu mais de 50 mil notificações sobre problemas no serviço até 12h46. Também houve falhas no Instagram e no Facebook.

Os relatos no Twitter apontam que os serviços do Facebook enfrentam instabilidade não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Portugal. Outros serviços também ficaram fora do ar.

Quais aplicativos e serviços estão fora do ar? Quando começou?

WhatsApp, Instagram e Facebook

Os serviços do Facebook estão fora do ar desde o início da tarde. Segundo o Down Detector, que reúne notificações sobre problemas nos aplicativos, milhares de casos foram reportados na últimas três horas. Os relatórios apontam para uma “interrupção generalizada” no Facebook

Telegram

Principal alternativa para o WhatsApp fora do ar, o Telegram também apresentou instabilidade na tarde desta segunda-feira. A reportagem de O TEMPO entrou em contato com o aplicativo para saber se a oscilação foi causada pela migração de usuários do WhatsApp, mas ainda não teve resposta.

Nubank, Itaú, Bradesco e outros

O aplicativo do Nubank também teve oscilações no pagamento de boletos nesta tarde. No Twitter, usuários relataram o problema e foram respondidos pela fintech. Em nota enviada a O TEMPO, o Nubank informou que o problema foi corrigido pouco antes das 17h e lamentou o ocorrido.

Também houve relatos de falhas pontuais nos aplicativos dos bancos Itaú, Bradesco e Santander.

AT&T, Verizon e T-Mobile

Nos Estados Unidos, além dos serviços do Facebook e outros, operadoras de telefonia celular também tiveram os serviços afetados, segundo informações do jornal Metro. A causa do problema ainda é desconhecida.

Twitter e Tiktok

Twitter e Tiktok também aparecem entre os aplicativos com problemas. No caso do Twitter, as instabilidades foram relatadas nos Estados Unidos. No Brasil, a rede tem sido usada para espalhar memes sobre a situação caótica da internet sem muitos de seus principais serviços.

Por que o WhatsApp está fora do ar?

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com o Facebook, responsável por todos os serviços, e aguarda retorno para saber o que causou o problema.

No Twitter, por meio de sua conta oficial, a empresa disse que está trabalhando para que tudo volte ao normal o mais rápido possível e pediu desculpas aos usuários.

Contudo, uma das hipóteses mais prováveis é de que um erro no servidor de DNS tenha sido causador das quedas. 

O que é DNS?

O Sistemas de Nomes de Domínios, tradução livre para Domain Name System (DNS), é um protocolo que traça uma relação entre o endereço de um site ou aplicativo – neste caso, o “nominal”, que é aquele digitado nas barras de navegação, ou acionados quando se abre um app – ao endereço real, do número IP, “Internet Protocol”. 

Em suma, há uma tradução entre o digitado ou acessado pelo usuário, e o que é entendido nos bancos de dados quando se usa algum site ou aplicativo. Os servidores de DNS identificam o endereço nominal e, em seguida, permitem acesso ao endereço real.

Quando ocorre um erro em uma das pontas dessa tradução, há as “quedas” dos serviços. Essas falhas podem ocorrer poder diversos motivos, que vão desde mudanças físicas nos servidores – como um cabo fora do lugar, por exemplo – até alguma atualização que trouxe consequências indesejadas. Daí, há um efeito cascata entre a incongruência nos dois endereços e, a partir disso, queda nos aplicativos ou sites.

Como continuar em contato com amigos e colegas de trabalho?

Usado por muitos como ferramenta de trabalho, o aplicativo pode ser substituído por concorrentes, em especial quando para de funcionar – o que não é incomum. O principal deles é o Telegram, que têm mais funções e é mais personalizável do que o Whatsapp. (Versão para iPhonesversão para usuários de Android)

Outras duas ferramentas são o Slack (versão para iPhonesversão para usuários de Android) e o Microsoft Teams (versão para iPhonesversão para usuários de Android), ambos focados para o mercado de trabalho. Apesar disso, caso não haja costume de usá-los no ambiente empresarial, é possível que a comunicação demore um pouco a ser retomada a partir deles.

O Signal (versão para iPhonesversão para usuários de Android), conhecido por ser focado em privacidade, também é uma opção para quando o app do Facebook para de funcionar. Menos comum em 2021, o Skype (versão para iPhonesversão para usuários de Android) também pode ser uma forma de manter o contato com colegas de trabalho.

Focado em games e comunidades diversas, o Discord (versão para iPhonesversão para usuários de Android) é, ainda, possibilidade para substituir mensageiros mais comuns. Por fim, a Google tem o “Meets”, integrado ao Gmail.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp