Menina de 4 meses engasgou após amamentação e foi desobstruída graças à orientação do militar
Um sargento do Segundo Pelotão de Bombeiros de São João del-Rei realizou, por telefone, o salvamento de um bebê que estava com a respiração obstruída. O fato ocorreu na noite desta quinta-feira (7), quando uma menina de apenas quatro meses de vida apresentou sinais de não estar respirando após a amamentação.
De imediato, os familiares entraram em contato com o Corpo de Bombeiros, momento em que o Sargento Ferrarezi, através de orientações sobre os procedimentos a serem adotados, conseguiu auxiliar na desobstrução da criança.
“Assim que atendi a ligação, pude perceber que se tratava do que chamamos de OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho). Por se tratar de um bebê que havia sido amamentado recentemente, a obstrução certamente era por líquido, possivelmente devido a um refluxo. Nestas ocasiões, os procedimentos a serem adotados são muito eficientes. Felizmente, pude orientar da maneira adequada. Fico feliz em saber que consegui ajudar”, contou.
Uma Unidade de Resgate dos Bombeiros compareceu ao endereço da família, onde foram informados que o encaminhamento para atendimento médico não seria mais necessário, uma vez que a menina já estava bem e não apresentava nenhum sinal de qualquer lesão ou sequela decorrente da situação. Os familiares foram orientados então, a procurar uma unidade de saúde caso percebessem alguma alteração.
Sargento que salvou a criança está prestes a se aposentar
Com 28 anos de profissão, o Sargento se aposentará no próximo mês. Ele se emociona ao relembrar a ocorrência. “Sou pai, consigo imaginar o desespero que esta família deve ter sentido. Sempre amei minha profissão e me sinto muito honrado em pensar que esta pode ter sido uma das minhas últimas ocorrências na ativa”, conclui Ferrarezi.