19 de abril de 2024 03:35

Vereadores denunciam surto leishmaniose em Congonhas; “por favor liberam as castrações”, desabafou Vanderlei

A discussão do requerimento do Vereador Lucas Bob (PSB) sobre a situação precária do setor de zoonoses da Prefeitura de Congonhas ecoou na Casa Legislativa na sessão desta manhã (26) com amplas críticas direcionadas a letargia do Governo Municipal em dinamizar e ampliar os serviços do setor.

Lucas fez denúncias de surto de leishmaniose no Distrito do Alto Maranhão, com ao menos 7 fpessoas infectadas, com riscos diretos a saúde humana e com alto grau de contágio, tornando os moradores reféns da grave situação.

Distrito do Alto Maranhão em Congonhas que tem surto da doença/DIVULGAÇÃO

Edonias Clementino de Almeida (Pode), “Galileu”, denunciou a proliferação de cães nas ruas e falta de controles de doenças. “Há uma anarquia de cães em Lobo Leite e em diversos bairros. Não há investimentos no setor e número de castrações é insuficiente”. Ele também citou o alto índice de animais com câncer.

Vanderlei Eustáquio Ferreira (MDB), militante da causa animal, fez críticas pontuais a gestão municipal, em especial a morosidade da área de zoonoses. “Este surto me preocupa já que mosquito é vetor de algo grau de periculosidade e altíssima gravidade. Na questão de animais com câncer a solução é aumentar as castrações”, salientou.

“Está muito devagar demais o setor dos processos. Tenho uma parceria com o Deputado Estadual Oswaldo Lopes que disponibilizará 600 castrações, mas o processo não anda. Por favor liberem esta parceria. A minha parte estou fazendo e estamos andando de marcha a ré em Congonhas. Por favor liberem as castrações”. Finalizou Wanderlei.

“A administração não está devagar. Está 100% paralisada”, disparou o Vereador Ygor Souza (PTB).

Em outro aparte, Lucas Bob criticou a falta de estrutura do setor de zoonoses. “Isso é resultado da ineficiência da gestão, envolvendo as secretarias de saúde e planejamento”.

José Bernardes (Pode), o “Juca do Ideal” culpou a administração pela precariedade do setor de zoonoses. “Não sei o que acontece em Congonhas. Temos uma receita invejável, mas uma coisa simples, como a zoonoses, não se revolve. A cada dia vemos a inércia do prefeito. Na Praça da Basílica a existência de dezenas de cães que atacam as pessoas. Qual a imagem que turista leva de nossa cidade?”, questionou.

Nossa reportagem enviou questionamentos a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e aguarda as respostas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade