28 de março de 2024 19:09

Vestibular 2022: terminam hoje (04) as inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos do IFMG

Inscrições estão abertas até dia 4 de novembro, exclusivamente pela internet. Os cursos são presenciais, ministrados nas 18 unidades do Instituto Federal no Estado

Estão abertas, até 4 de novembro, as inscrições do processo seletivo do IFMG para entrada de alunos no primeiro semestre letivo de 2022. Ao todo, são mais de 4,5 mil vagas em 115 cursos técnicos e superiores totalmente gratuitos, nos 18 campi do Instituto.

Em função da pandemia, permanece em vigor a seleção por avaliação de desempenho escolar para candidatos aos cursos técnicos. Para os candidatos à graduação, uma novidade: alguns cursos também contarão com a opção de avaliação de desempenho escolar mais redação on-line, além da usual classificação pelas notas do Enem.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, a uma taxa de R$ 20. Até o dia 22 de outubro é possível solicitar isenção de taxa.

CURSOS E FORMAS DE SELEÇÃO

Cursos técnicos
São ofertados cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, voltados para os estudantes que concluíram (ou vão concluir) o Ensino Fundamental até a data de matrícula e desejam cursar no IFMG o Ensino Médio junto à formação técnica. A seleção, por análise de desempenho escolar, considera as notas de Português e Matemática do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Veja a lista de cursos por cidade.

Além disso, há os cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já finalizou ou está finalizando o Ensino Médio e procura uma qualificação rápida e prática para entrar no mercado. Neste caso, a seleção usa as notas de Português e Matemática do 1º e do 2º anos do Ensino Médio. Veja a lista de cursos por cidade.

Cursos superiores
Na graduação, o IFMG oferece cursos de bacharelado, tecnológicos e de licenciatura. Para este vestibular, a seleção se dará por aproveitamento de notas do Enem, de pelo menos um dos últimos 5 anos (2017 a 2021). E, também, exclusivamente para alguns cursos de Bambuí, Congonhas, Piumhi e São João Evangelista, por análise de desempenho escolar mais uma prova de redação on-line. O desempenho escolar é avaliado considerando as notas de Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Veja a lista de cursos superiores por cidade.

O IFMG também oferta vagas de cursos superiores pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado), conforme cronograma disponibilizado pelo MEC e edital específico.

Documentação: Os documentos para comprovação do desempenho escolar devem ser obtidos junto às escolas de origem do candidato e inseridos no sistema de inscrição. São obrigatórios, para inscrição em todos os cursos, CPF próprio ou protocolo provisório (não são aceitos CPFs de terceiros, mesmo de responsáveis legais) e endereço de e-mail válido.

INSCRIÇÕES: https://processoseletivo2022.ifmg.edu.br/

SERVIÇO:
Processo Seletivo IFMG 2022/01
Inscrições: até 4 de novembro
Taxa de inscrição: R$20
Pedido de isenção de taxa: até 22 de outubro
Informações e inscrições: processoseletivo2022.ifmg.edu.br

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade