A Caixa anunciou nesta terça-feira (16), que os beneficiários do Auxílio Brasil começarão a receber suas parcelas amanhã (17), com reajuste de 17,8% em relação ao Bolsa Família. A novidade é que os clientes poderão consultar seu benefício pelo aplicativo Caixa Tem.
Entretanto, a parcela média será de R$ 217, valor abaixo dos R$ 400 que foi prometido, pois depende aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios, atualmente em discussão no Senado.
Em evento transmitido por uma rede social, o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, disse que os usuários receberão pelo cartão do Bolsa Família.
“O pagamento do Bolsa Família é feito há mais de 15 anos pela Caixa. Durante o auxílio emergencial, nós fizemos esse mesmo racional de pagamento. Todos recebem no calendário que já existia, com a possibilidade de pagamento pelo aplicativo Caixa Tem. Isso se mantém do mesmo modo, sem necessidade de recadastramento”, explicou Guimarães.
O executivo reforçou ainda que a instituição é apenas o agente pagador, quem avalia o valor que cada família deve receber é o Ministério da Cidadania, pelo Dataprev.
“O pagamento do Bolsa Família é feito há mais de 15 anos pela Caixa. Durante o auxílio emergencial, nós fizemos esse mesmo racional de pagamento. Todos recebem no calendário que já existia, com a possibilidade de pagamento pelo aplicativo Caixa Tem. Isso se mantém do mesmo modo, sem necessidade de recadastramento”.
A novidade é que “Todos os beneficiários do Auxílio Brasil podem, pelo Caixa Tem, consultar o benefício, as parcelas. Isso é uma novidade. Nós não tínhamos antes para o Auxílio Emergencial”, afirmou Guimarães.
“Além do aplicativo do Caixa Tem, a consulta das parcelas do benefício e o calendário de pagamento podem ser consultados no aplicativo do Auxílio Brasil”, completou.