16 de abril de 2024 20:54

Neste ano tem 13º salário para os inscritos no Auxílio Brasil? Tem 13ºdo bolsa família:

Em 2019, quem recebia benefício do Bolsa Família (que agora é Auxílio Brasil) teve direito ao 13º salário. Mas, para este ano a medida está valendo? Entenda.

A previsão é que não seja feito o pagamento. Isso porque no ano passado o 13º salário para quem recebe o Bolsa Família já não foi pago, ou seja, o mesmo deve acontecer agora.

13º salário do Bolsa Família

Em 2019, o dinheiro extra tinha sido garantido por meio de uma medida provisória. Apesar disso, a validade era só para aquele ano. O pagamento extra era uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro. Na época foi pago o referente a uma parcela do benefício, sem descontos.

Em 2019 o governo liberou R$ 2,5 bilhões no pagamento do 13º salário para quem recebia o Bolsa Família. Por outro lado, de lá para cá muita mudança tem acontecido. Inclusive com a substituição do Bolsa Família pelo novo programa Auxílio Brasil.

Do mesmo modo, as medidas adotadas pelo governo como resultado da pandemia da covid-19 também inviabilizaram o pagamento do 13º salário do Bolsa Família.

Como fica com o Auxílio Brasil?

Com tantas mudanças, tem quem se pergunte se o Auxílio Brasil pode vir pagar o 13º salário para os inscritos no programa. Pelo menos por enquanto, não existe essa previsão. Até mesmo porque até o pagamento do benefício ainda depende de aprovação de recursos.

É o caso da PEC dos Precatórios, que segue em votação, ou seja, o governo federal depende disso para conseguir arcar com os pagamentos. Além disso, a previsão do governo com o substituto do Bolsa Família é conseguir pagar R$ 400 para as famílias até o ano de 2022.

Lembrando ainda que o pagamento do Auxílio Brasil começou agora, no dia 17 de novembro, para as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade