Foi adiada, para o dia 20 de dezembro, a reunião que estava marcada para a manhã desta segunda-feira (13) para analisar o pedido de ampliação de autorização para uso de água da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Congonhas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso tem gerado preocupação entre ambientalistas e moradores da cidade, que temem um desabastecimento na cidade.
De acordo com o diretor de meio ambiente da União das Associações Comunitárias de Congonhas (Unacon), Sandoval Souza, o adiamento da reunião se deu pelo não cumprimento de regras regimentais por parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CBH-Paraopeba), que é o responsável pela realização da plenária. A reunião do dia 20 está marcada para às 9h, e será realizada remotamente.
O CASO
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pleiteia aumentar em quase quatro vezes a autorização para uso de água em Congonhas. A renovação da outorga da empresa será julgada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CBH-Paraopeba).
Movimentos sociais e ambientalistas acusam que o aumento pode levar ao desabastecimento de água na cidade. Atualmente, a companhia tem autorização para utilizar cerca de 800 m³/h (metros cúbicos por hectare) e quer passar para um pico de 3.130 m³/h até 2028.
Informações sobre local e horário:
- Data: 20/12 (segunda-feira)
- Horário: 9:00 horas
- Local: através da plataforma jitsi
- LinK:
- htttps//meet.jit.si/worldwidetodaysingsuccessfully