25 de abril de 2024 18:05

Cidade tem surto de Covid-19 e casos suspeitos disparam na última semana; prefeito proíbe eventos e fecha comércios

Além de Desterro de Entre Rios (MG), o pequeno município de Ibituruna, primeiro povoado fundado em Minas Gerais, em 1674, e com população estimada em cerca de 3.000 habitantes (2021), está sofrendo com um surto de Covid-19. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (30), pela Prefeitura Municipal de Ibituruna, perto de São João Dei Rei.

Em comunicado oficial, a Prefeitura Municipal emitiu também um novo decreto nesta sexta-feira (31), “em virtude do surgimento de novas variantes da Covid-19, e o recente aumento do número de casos positivos da doença na cidade de Ibituruna, nas últimas horas”. Com isso, a Prefeitura proibiu a realização de eventos de quaisquer natureza e o funcionamento de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços que gerem aglomeração de pessoas no município.

No novo decreto, a Prefeitura proibiu também o fornecimento de alimentos e bebidas em bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos similares que, segundo o decreto, só poderá funcionar por delivery. A retirada dos alimentos e bebidas nos locais fica restrita das 6 às 18 horas. O comércio também só poderá funcionar com barreiras sanitárias entre 6 e 18 horas.

Igrejas, templos, academias, quadras de esportes e estádios também serão fechados durante o período de vigência do novo Decreto municipal, incluindo a proibição de aglomerações em praças do município. O uso de máscara também volta a ser obrigatório em vias públicas, comércios e lugares abertos e fechados.  

Casos de Covid-19

Desde o início de dezembro, o município de Ibituruna viu os números da Covid-19 sair de 332 para 348 casos confirmados. Porém, desde o dia 1 de dezembro de 2021 não havia nenhum caso ativo da Covid-19 na cidade e, segundo o último boletim emitido pela Prefeitura, na manhã de ontem (30), já são 16 casos ativos.

Outro dado que chama a atenção é que só nesta última semana de dezembro, o número de pessoas em isolamento saltou de 13 para 82 pessoas sendo monitoradas pelo departamento de epidemiologia. 

Leia também:

  • Mais Vertentes

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade