29 de março de 2024 05:06

Inmet emite alerta de chuvas para 652 cidades com risco de alagamentos em Minas Gerais

O ano de 2022 começa com chuvas em praticamente todas as regiões do Estado. Neste sábado (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo, em decorrência das chuvas, para nada menos que 652 das 853 cidades de Minas. 

De acordo com o aviso, que vale até às 11h deste domingo (2), moradores podem se preparar para chuvas entre 30mm e 60mm por hora ou de até 100 mm por dia e ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h. As chuvas também podem provocar risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.  

O alerta vale para as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, região metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Sul e Sudoeste de Minas, regiões Norte e Noroeste. 

Recomendações

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, moradores não se abriguem debaixo de árvores e evitem estacionar os carros próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda. Outra recomendação é desligar aparelhos elétricos ou o quadro geral de energia em caso de raios.

Previsão do tempo

De acordo com a Defesa Civil estadual, o tempo segue instável em diversas regiões, principalmente, Central, Noroeste e Zona da Mata. O órgão não registrou ocorrências nas últimas 24 horas. Até o momento, o Governo de Minas reconheceu situação de emergência em 124 cidades, em decorrência das chuvas.  

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade