25 de abril de 2024 14:39

Nível de rios sobe e deixa região em alerta; em Jeceaba (MG) moradores são retirados de suas casas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para as próximas horas em várias regiões de Minas Gerais. O aviso iniciado às 10h10 desta sexta-feira (7) se estende até as 10h da manhã de sábado, 8 de janeiro com previsão de chuvas fortes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).

De acordo com o alerta de perigo do Inmet, o grande volume de chuvas pode provocar risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Jeceaba

Em Jeceaba (MG), o Rio Camapuã vem subindo e chegou a nível crítico. Diante de riscos de inundações, o Prefeito Zezé do Cristianinho (PDT), agiu rápido e mobilizou todo o seu secretariado em função da retirada de moradores perto do rio e em locais de riscos eminentes como na Rua Entre Rios, Vila Camapuã e Volta Fria. “Estamos mobilizados. A prefeitura está ajudando na retirada e mudanças dos nossos cidadãos e levando-os para o poliesportivo, escolas e para casas de parentes”, assinalou o Prefeito.

Congonhas

Em Congonhas a situação é de alerta, com queda de barracos e inundações em Bairros. O nível do Rio Maranhão subiu mas ainda está na calha. A Prefeitura de Congonhas montou uma força-tarefa para monitoramento, prevenção e resposta rápida a possíveis perdas e prejuízos causados pelas fortes chuvas que vêm atingindo todo o Estado durante a semana.

Ontem (7), o córrego Macaquinhos na altura do Km612 da BR 040, inundou e a prefeitura interditou as vias de acesso ao bairro Jardim Profeta sob o viaduto da rodovia interditadas temporariamente.

Barranco desaba totalmente na Rua Major Sabino, Basílica e “fecha” a rua; Há relatos de que, em dezenas ruas da cidade, ocorreram desmoronamentos de barrancos e alagamentos/REPRODUÇÃO

Belo Vale

Em belo Vale, a Defesa Civil está em alerta pela elevação do nível do Rio Paraopeba e monitora a situação.

Piranga

Nível do Rio Piranga subiu 80 centímetros de ontem (7) e se encontra, agora no início da noite, na cota de 2,40 metros. Nas últimas 24 horas choveu 62 mm em Piranga. Na alta bacia (cabeceiras), os volumes estão próximos de 50 mm. Previsão de 72 mm nas próximas 24h; 175 mm nos próximos 3 dias; 234 mm nos próximos 5 dias (válido para o Vale do Piranga).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade