29 de março de 2024 06:56

URGENTE! Barragem transborda e interdita totalmente BR 040

Um desastre ambiental provocado pelo transbordamento de uma barragem transformou a rodovia BR 040, entre Km 562/563 (trevo de Ouro Preto e Aphaville) em um rio com interdição total e muito perigo. O fato aconteceu por volta das 10:45 horas.

As primeiras informações são de que a barragem da Vallourec, Mina do Pau Branco, estourou. Todos os motoristas estão voltando diante de riscos já que a BR está totalmente suja de lama e galhos de árvores.

A lama desceu por diversas áreas em mais um desastre ambiental. Segundo informações da Defesa Civil de Nova Lima (MG), o sistema de drenagem da barragem não suportou o grande volume de água e estourou.

Nivel zero

Vallourec Tubos do Brasil – unidade Mineração informou que, no dia 21 de dezembro de 2021, quefoi alterado de um para zero o nível de criticidade da estrutura denominada barragem Santa Bárbara, localizada na Mina Pau Branco (Brumadinho/Piedade do Paraopeba). Com essa alteração, retornou-se à classificação inicial, que atesta a estabilidade da barragem.  

Para voltar ao nível zero de criticidade, uma obra para adequação do vertedouro (estrutura que garante a vazão da água da barragem sem que haja risco de erosão) foi realizada nos últimos meses. A intervenção, feita em atendimento à NBR 13028/17 e em conformidade com as exigências dos órgãos reguladores e fiscalizadores, potencializou a capacidade do vertedouro, dimensionando-o para receber precipitações intensas, com Taxa Referencial (TR) de dez mil anos – a chamada chuva de recorrência decamilenar. A Vallourec informa que não houve ampliação ou alteamento do barramento.  

Mais informações em breve.

Leia mais:

Veja o vídeo.

https://youtu.be/1Z-Yn27-A3A

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade