26 de abril de 2024 03:25

Congonhas (MG) tem alerta de deslizamentos neste domingo (9); mais de 4 mil pessoas expostas de altos riscos

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um em alerta por risco muito alto de deslizamento de terras em Congonhas neste domingo devido às chuvas que atingem a cidade desde a última quinta-feira.

De acordo com o alerta, a previsão meteorológica indica continuidade de chuvas em forma de pancadas com intensidade moderada a forte nas próximas horas. Além disso, há também previsão de chuva ao longo do dia de amanhã, segunda-feira (dia 10/01). Nessas condições, o cenário de risco de movimentos de massa no município pode se agravar.

Ainda segundo o comunicado, os acumulados de chuva são de até 322 mm nas últimas 96 horas e de 113 mm em 24 horas nas estações do Cemaden localizadas no município.

As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se ocupação em encostas com declividade moderada a alta e em taludes de corte e aterro e barrancos. De acordo com o alerta emitido, estima-se que cerca mais 4 mil pessoas estejam expostas ao risco alertado.

Diante do alerta emitido, e da previsão de mais chuvas nas próximas horas Defesa Civil e a Prefeitura de Congonhas orienta a todos os moradores, especialmente aqueles que vivem em áreas de risco, que mantenham-se alerta, busquem abrigo em locais seguros e que não retornem aos imóveis até que a situação esteja sob controle.

Em caso de necessidade, entre em contato com Defesa Civil pelo telefone 199, ou 3731-4133 ou pelo WhatsApp 98746-5045.
Veja no mapa do Cemaden as localidades com maior risco de deslizamentos de encostas.

  • Por Reinaldo Silva – Comunicação Prefeitura de Congonhas
  • Foto: Reprodução/Hugo Cordeiro

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade