Um talude natural cedeu, nesta segunda-feira (10), em um terreno da mineradora Gerdau em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto (MG). Segundo a empresa, a queda ocorreu devido às fortes chuvas que têm atingido todo o estado de Minas Gerais nos últimos dias.
A queda aconteceu em um terreno localizado fora das áreas operacionais da mineradora e provocou um lamaçal que invadiu o distrito de Ouro Preto. A ação não registrou feridos, no entanto, por segurança, em decisão conjunta entre a Defesa Civil, a Associação de Moradores e a empresa, oito famílias foram retiradas do local e alocadas em casas de parentes e no centro comunitário.
“Infelizmente nós tivemos um incidente lá na área da Gerdau, em Miguel Burnier. Realmente teve um deslizamento de terra, levou um pouco de lama próximo a algumas residências que beiram a linha férrea, mas graças a Deus não tivemos vítimas, as famílias se retiraram, algumas foram para casa de parentes outras foram lá para o salão comunitário e estão protegidas. Agora estamos pedindo a Gerdau para dar todo o suporte, todo o apoio juntamente com a prefeitura municipal de Ouro Preto e estamos acompanhando” afirmou a vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga.
Por meio de nota, a Gerdau informou que, devido às fortes chuvas registradas em Minas Gerais, um talude natural de um terreno da empresa, localizado fora das suas áreas operacionais, no distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto, cedeu. A empresa afirma ainda que está dando apoio às famílias, garantindo a segurança da área e providenciando a limpeza do local.
A empresa reforça também que todas as suas estruturas de mineração estão estáveis, sem alteração no nível de segurança. A Gerdau mantém o monitoramento de suas estruturas 24 horas por dia, 7 dias por semana, em tempo real, além de inspeções e auditorias periódicas. (Itataiaia)