26 de abril de 2024 09:23

PIS/Pasep 2022: Quem tem conta na Caixa recebe PIS antecipado? Saiba quem tem direito ao benefício e veja calendários

O pagamento do PIS/Pasep 2022 começa em fevereiro, seguindo o mês de aniversário dos trabalhadores. Porém muitos trabalhadores estão em dúvida se poderão receber o dinheiro de maneira antecipada.

O PIS/Pasep é pago anualmente. Para receber, é preciso estar inscrito há pelo menos cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior; ter ganhado no máximo dois salários mínimos por mês.

O valor do abono varia de acordo com o tempo que foi trabalhado no ano anterior. Se foi durante o ano todo, o trabalhador vai receber um salário mínimo. Se a pessoa trabalhou durante um mês, receberá 1/12 do salário mínimo.

O pagamento do PIS/Pasep será feito seguindo o calendário do aniversário dos beneficiários, independente de o trabalhador ter ou não uma conta na Caixa Econômica Federal.

O PIS começa a ser pago em 8 de fevereiro e o Pasep começa a ser pago a partir do dia 15 de fevereiro.

Quem teve o PIS/Pasep antecipado

Os trabalhadores com carteira assinada de 48 municípios dos estados Minas Gerais e Bahia que foram afetados pelas enchentes no final do ano passado poderão sacar o PIS/Pasep no dia 8 de fevereiro.

Como consultar saldo do PIS/Pasep?

É possível realizar a consulta do benefício através de alguns canais de atendimento. Saiba como ver o saldo do PIS/Pasep 2022.

Calendário do PIS

Calendário do Pasep

O saque segue o número de inscrição do servidor.

Abonos serão pagos em dobro este ano?

Ainda não foi definido se em 2021 também haverá o pagamento do abono para as pessoas que trabalharam com carteira assinada este ano. Até o momento, foi
confirmado apenas o pagamento do ano-base 2020. O Ministério do Trabalho da Previdência disse ao G1 que o pagamento do ano-base 2021 deve ficar para 2023.

FONTE NE10INTERIOR

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade