29 de março de 2024 07:28

Aposentados e pensionistas não precisarão mais fazer prova de vida presencial

Aposentados e pensionistas não precisarão mais fazer prova de vida de forma presencial. A informação foi divulgada pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira, durante cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (2). Desta forma, caberá ao governo fazer o cruzamento de dados do beneficiário, que incluem registros de vacinação e consultas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A portaria com as novas regras foi assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Aposentados e pensionistas precisavam provar que estavam vivos presencialmente para evitar fraudes no pagamento dos benefícios.

“A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INNS. Como faremos? Com todas as bases de todos os órgãos do governo […] Nós faremos a busca dessas bases, tanto no governo federal, estadual e municipal, e também em entidades privadas”, explicou o presidente do INSS.

Dentre os registros analisados, estão a renovação da carteira de identidade ou registro de votação. Se o governo não perceber nenhuma ação do beneficiário, uma equipe irá até o imóvel dele para comprovar se ele permanece vivo ou não, por meio de parcerias, como, por exemplo, dos Correios.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade