20 de abril de 2024 11:14

Mais de 190 cidades mineiras podem ter vento de tempestade e alagamento

Mineiros de quase 200 cidades – mais precisamente, 194 – devem ficar em alerta pelas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado com a previsão de chuvas intensas, com ventos de 100 km/h e risco de alagamentos e queda de árvores, até a manhã de sexta-feira (4/2).

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o alerta do Inmet, válido até às 10h de amanhã.  Segundo a Escala Beaufort, usada para classificar a intensidade de ventos, um vento com a velocidade entre 89 km/h e 102 km/h é classificado como “tempestade”. “Árvores arrancadas e danos estruturais em construções” são alguns dos riscos. O Inmet divulgou dois alertas com esse mesmo conteúdo para duas regiões distintas de Minas: Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (veja lista de cidades aqui) e Zona da Mata e Vale do Mucuri (veja a lista de cidades aqui)

Há um terceira alerta, que contempla praticamente todo o estado – 797 dos 853 municípios mineiros -, mas com intensidade de chuva menor. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o comunicado, também válido até às 10h de amanhã.

A lista de cidades contempladas, que inclui Belo Horizonte, pode ser conferida aqui. “Chuvas em forma de pancadas agora à tarde e à noite. A tendência para os próximos é de continuidade dessa chuva”, explica Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade