19 de abril de 2024 12:19

PIS/Pasep: Descubra como e quem poderá sacar duas parcelas desse benefício

A partir do dia 8 de fevereiro de 2022, os trabalhadores poderão sacar o abono do PIS/Pasep pagos pela Caixa Econômica ou Banco do Brasil. Entretanto, um outro benefício também fará parte dessa nova remessa. Quer saber qual? Conheça quais os benefícios do PIS/Pasep que serão pagos a partir da próxima semana!

O que será pago?

Dois benefícios distintos serão pagos. O primeiro deles é o abono salarial. Neste caso, não ocorrerá o acúmulo do abono dos anos de 2020 e 2021 como era esperado pela grande maioria dos trabalhadores.

Com isso, o abono pago será referente ao ano de 2020, que deveria ser pago em 2021, mas que por decorrência das circunstâncias do governo, ocorrerá um adiamento do valor. O abono de 2021 será pago apenas no ano de 2023.

Além disso, o outro benefício a ser pago ainda em fevereiro será as cotas do Fundo PIS/Pasep. O benefício é pago apenas uma vez na vida dos trabalhadores, porém cerca de 10 milhões de brasileiros ainda não sacaram ou nem sabem que possuem direito a esse saque.

Quem terá direito?

Referente ao abono salarial, receberão apenas os trabalhadores que possuíram um trabalho de carteira assinada em 2020 por pelo menos 1 mês. O valor máximo de seu salário deve ter sido de até 2 salários mínimos no período do ano-base. Além do mais, deve ter se inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos.

Ademais, no caso das cotas do PIS/Pasep, o benefício é destinado apenas para os trabalhadores que possuíam carteira assinada entre 1971 até o dia 4 de outubro de 1988, pois durante esse período, o benefício era depositado em um fundo onde o trabalhador só tinha acesso na aposentadoria, doença grave ou aos 70 anos.

Calendário de pagamento

Por fim, o pagamento será feito de forma ordenada. Sendo assim, para os trabalhadores privados que irão receber o PIS, o valor será pago em fevereiro do dia 08 até o dia 24, para quem faz aniversário entre o mês de janeiro e junho.

Entretanto, para os trabalhadores do setor público que receberão o Pasep, o valor é com base no último dígito de inscrição. Em fevereiro será pago àqueles com final entre 0 e 5.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade