19 de abril de 2024 17:50

UFSJ adia volta às aulas para 21 de março

Nova data se ajusta à agenda do SiSu

Reunido nesta manhã, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ (Conep) aprovou alterações no calendário letivo dos cursos de graduação da UFSJ para este ano. O primeiro semestre, agendado para começar no dia 7 de março, foi adiado para o dia 21 do mesmo mês. Dessa maneira, o primeiro semestre se estenderá até 23 de julho, enquanto o segundo está marcado para o período entre 15 de agosto e 23 de dezembro.

O motivo principal da mudança se deve ao fato de que o calendário do SiSu, que é nacional, determina que a matrícula dos estudantes selecionados na chamada regular seja feita até 8 de março, a lista de espera sendo publicada dois dias depois, o que traria certas dificuldades ao controle acadêmico da UFSJ e prejuízo aos calouros, que começariam o semestre em outra data. Com apoio e por sugestão da Congregação, que reúne os cursos de graduação da Universidade e está ligada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), os conselheiros apoiaram as mudanças no calendário da graduação.

No Conep, o tema foi relatado pela professora Rejane Rocha (Demat), que definiu a mudança aprovada como uma “postergação em 14 dias” no calendário anterior. A relatora também destacou que o novo calendário prorroga os prazos da inscrição periódica.

A  versão atualizada do calendário letivo 2002 da UFSJ será publicado em breve,  neste link.

Homenagem póstuma

Ao abrir a reunião do Conselho, o reitor da UFSJ e presidente do Conep, professor Marcelo Andrade, convidou os participantes a um minuto de silêncio em memória da ex-vice-reitora da UFSJ, professora Magda Mara Assis, que faleceu ontem em São João del-Rei. Marcelo enalteceu o papel da educadora na consolidação da Universidade, e disse que seu exemplo deve servir a todos, na construção de uma sociedade baseada no diálogo e na fraternidade.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade