×

Após vandalismo, imagem é restaurada com mobilização de fiéis e retorna a sua a origem em carreta

Nossa comunidade recebeu neste sábado (19), no Bairro Castro, em Entre Rios de Minas, a imagem restaurada de Nosso Senhor dos Passos, após um belo processo de recomposição de sua face, das mãos e pés, da sua base e de sua cruz. Sob o olhar atento do talentoso escultor sãojoanense Fernando Pedersini, foram preservadas as características originais da imagem esculpida por Aurélio M. da Silva, datada de 1963, a qual veio a ser danificada após um triste episódio de invasão registrado na Igreja de Senhor dos Passos em agosto de 2019.

A nova imagem também conta com novas vestes, em veludo com bordados dourados, além de adornos que reforçam a grandeza de Nosso Senhor Jesus Cristo em um gesto de compaixão pela humanidade: entregar-se à cruz para a Salvação do Mundo.

“A chegada da imagem restaurada é um marco para a nossa comunidade, após um longo período afastada de nossas celebrações, em decorrência da pandemia da Covid-19. O episódio que levou à sua danificação deixou muitos fiéis pesarosos e desalentados pelo estado em que se encontrou. E, rapidamente, a Paróquia de Nossa Senhora das Brotas, com o apoio de muitos fiéis permitiu com que ela passasse pelo processo de restauração e agora seja novamente alocada em nosso meio. Será um instrumento para o reforço da nossa fé”, afirma o Padre Ildeu da Cruz Sílvio, pároco.

O translado da imagem ocorrerá em carreata neste domingo às 14h, saindo do Bairro Castro, onde estará ocorrendo o tradicional leilão de São Sebastião, seguindo pela MG-383 até a Igreja de Senhor dos Passos, passando pelas ruas do Centro de nossa cidade. Que este seja um momento de grande reflexão sobre a presença da imagem do Senhor Jesus em nosso meio, vivendo neste gesto de união, amor e fraternidade paroquiana.

O caso

Na noite desta segunda feira (5/8/2019), por volta das 19:00 horas, um ato de vandalismo chocou os católicos de Entre Rios de Minas. Na Igreja Senhor dos Passos, localizada no Bairro que empresta o mesmo nome, os militares foram acionados pelo pároco Ildeu da Cruz Silvio. Ele relatou uma pessoa conhecida por David, que viveu em situação de rua na cidade derrubou a imagem de “Nosso Senhor dos Passos”, causando uma ruptura no pé como também quebra de um dos braços da Cruz que a figura carrega.  A imagem, de mais de 60 anos, tem um valor simbólico para os católicos já que integra as procissões na Semana Santa.

David teria tentado colocar fogo nas vestes da imagem, sendo contido por Maria Madalena Resende, que no momento do ato estava dando aulas de catequese na sala quando ouviu um estrondo na igreja, provocado pela queda do Senhor dos Passos. Sem seguida, ela se surpreendeu com o autor acendendo um isqueiro no tecido que cobria a imagem, mas ainda conseguiu apagar as primeiras chamas nas vestes. David foi contido por Maria Madalena, porém o autor conseguiu se esquivar e saiu correndo do local tomando rumo desconhecido.

Foi realizado contato com o perito de plantão da Polícia Civil de Conselheiro Lafaiete, Romildo Guerra Pinheiro, que informou que compareceria no local posteriormente, sendo-lhe enviadas fotografias do local e dos danos na imagem. Não houve dano na estrutura do local, foi feito rastreamento e o autor não foi encontrado até o fechamento do boletim de ocorrência.

  • Texto e foto: Eduardo Maia

Leia mais:

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp