19 de abril de 2024 20:05

Histórica Matriz de Santo Amaro recebe novo telhado e já prepara uma reforma completa

Foi finalizada a obra no telhado da Igreja Matriz de Santo Amaro, em Queluzito (MG), cuja história remonta à primeira metade do século XVIII, com a sua primitiva Capela. Os recursos, disponíveis por meio do Termo de Fomento junto a Arquidiocese de Mariana com o município, trouxe a cidade a primeira obra de restauração, destinada especificadamente para a execução do telhado.

Tombada em 2002, ação de intervenção foi graças a Parceria entre a arquidiocese de Mariana, a paróquia local e a prefeitura, através de aprovação do conselho municipal de cultura, repassou cerca deR$222 mil para o custeio da obra.

A Arquidiocese de Mariana, com a supervisão do pároco, padre Dario Chaves Pereira, contratou os serviços e administrou os recursos. No último dia 14 de janeiro a obra foi então concluída, para a satisfação e alegria do povo e de visitantes.

A Paróquia de Santo Amaro, em contrapartida, através de campanha com os fiéis, custeou o “Projeto do Telhado” e outras despesas, sendo a execução das obras com recursos originários do citado Termo de Fomento.

É importante registrar que mesmo antes desta obra a Paróquia de Santo Amaro, com recursos próprios, já havia concluído, em 2019, o projeto de Incêndio e Pânico, além de executar também o projeto do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). A próxima obra, que visa recuperar o forro, já foi aprovado. A Arquidiocese tem a expectativa de poder firmar nova parceria com o município.

Em breve, a Paróquia de Santo Amaro pretende executar a reforma completa da Igreja, cujos estudos estão a cargo da Arquiteta Sandra Fosques.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade