24 de abril de 2024 06:56

Dinheiro esquecido começa a ser pago; veja valor e como sacar

Uma graninha a mais no fim do mês é sempre bom para completar o seu orçamento ou para fazer algo que você tem vontade, mas os seus recursos não permitem? A boa notícia é que em março muitos brasileiros vão poder saber se possuem valores a receber nos bancos.

Por incrível que pareça, mais de 26 milhões de brasileiros possuem algum valor “esquecido nos bancos”. A soma desses valores chega a R$ 4 bilhões, que estão estagnados nas instituições financeiras.

No entanto, mais de 15 milhões de brasileiros ainda não realizaram suas consultas para verificar a existência desses valores. Se esse é o seu caso, vamos te mostrar como você pode fazer isso de forma bem rápida e fácil, usando o seu smartphone.

Como consultar valores a receber?

Para facilitar a consulta de valores a receber, o Banco Central do Brasil criou um site especialmente para esse objetivo (valoresareceber.bcb.gov.br) Apenas com o seu CPF, no caso de pessoa física, ou CNPJ, no caso de pessoa jurídica é possível realizar a consulta de valores a receber.

Ao acessar o site e inserir o seu CPF, ou CNPJ, uma data para nova consulta de valores e calendários será disponibilizada. É importante ressaltar que apenas se essa data aparecer, você terá valores a receber, caso contrário, nenhum valor estará disponível para saque.

É muito importante guardar essa data e se possível, colocar  um lembrete na sua agenda com o dia e horário para realizar uma nova consulta.

Além disso, você vai notar que para realizar o saque, na data que será informada futuramente, você precisa ter uma conta ativa, nível prata ou ouro no site Gov.br. Se você ainda não possui essa conta, ou ainda não alcançou o nível necessário, pode fazer isso de forma bem fácil no site em questão.

Como saber o valor e como sacar valores a receber?

Como mencionamos, ainda não é possível saber o valor exato a receber. Na data e no horário informado durante a primeira consulta, você deve voltar ao site do valores a receber para verificar os valores disponíveis e também uma data para a realização do saque.

Embora o Banco Central ainda não tenha informado como esse saque será realizado, com base em outros programas parecidos, podemos especular que isso vai ser feito provavelmente por meio de saques em casas lotéricas, destinação de uma conta bancária ativa para transferência desse valor ou em uma agência da Caixa Econômica.

Vale lembrar que na internet existem várias tentativas de golpe para recolher seus dados e informações pessoais, por isso, o Banco Central deixa bem claro que a consulta  deve ser feita apenas no site oficial de “valores a receber” disponibilizado pelo próprio Banco Central.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade