19 de abril de 2024 10:25

Imagens históricas de mais de 2 séculos retornam a igreja em Congonhas

As Imagens e peças sacras datadas dos séculos 18, 19 e 20 da Igreja de Nossa Senhora de Soledade, em Lobo Leite, foram transferidas para a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos no final de 2020, com aval e acompanhamento do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de MG).

Segundo Leonardo Silva, Diretor de Patrimônio Histórico da Prefeitura, “as imagens tiveram que ser retiradas da Igreja para a reforma do telhado que foi financiada com recursos do Fundo Profeta e instalação do sistema de alarmes pelo programa do IEPHA “Minas Para Sempre”, relata.

Ao término da obra de conservação, ao final de 2021, a comunidade junto da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja solicitou o retorno das Imagens. Na manhã desta sexta-feira (11) uma equipe da Diretoria de Patrimônio Histórico coordenou o translado das imagens e peças sacras de volta à Igreja de Nossa Senhora de Soledade. Sr. Jorge Claudino, representante do Conselho Pastoral Comunitário e moradores de Lobo Leite recepcionaram a chegada e ajudaram na disposição das peças.

A Guarda Municipal, servidores do Patrimônio Histórico e o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Congonhas também acompanharam o translado das obras.

A Prefeitura de Congonhas e a comunidade de Lobo Leite agradecem à reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos pela acolhida dos bens históricos durante esse período.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade