Atenção, trabalhadores! O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) conta atualmente com um novo auxílio que poderá conceder até R$606 aos segurados do órgão. O benefício é chamado de auxílio-inclusão, benefício que foi regulamentado recentemente pelo governo federal e cuja finalidade é contemplar com pagamentos os beneficiários que estão cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Mas afinal de contas, como funciona o auxílio-inclusão de R$606 e quem pode receber? Confira a seguir mais detalhes sobre o novo benefício.
Como funciona o Auxílio inclusão?
O auxílio-inclusão de R$ 606 poderá ser solicitado por pessoas com deficiência que recebem o BPC e conseguiram um emprego com carteira assinada. O benefício também pode ser disponibilizado para quem estava recebendo o BPC nos últimos cinco anos.
No mais, para garantir acesso ao auxílio-inclusão é necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:
- Ser beneficiário do BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social) e passar a exercer atividade remunerada (No momento do requerimento do benefício do auxílio inclusão, o trabalhador já deve estar exercendo uma atividade remunerada, seja para a iniciativa privada, contribuindo para o INSS, ou para a iniciativa pública, recolhendo para o respectivo Regime Próprio de Previdência Social – RPPS);
- A remuneração mensal dessa atividade deverá ser inferior a dois salários mínimos;
- É necessário também estar com a inscrição no CadÚnico atualizada e com a Inscrição regular no CPF;
- A renda familiar deve se enquadrar no critério exigido para acesso ao BPC (1/4 do salário mínimo per capita).
Como receber o auxílio inclusão?
Neste momento, é importante destacar que para garantir o valor do auxílio-inclusão de R$606, o trabalhador deverá estar, obrigatoriamente, recebendo o BPC e conseguir um emprego de carteira assinada.
A regra estabelece também que, quem recebeu o BPC nos últimos cinco anos e que perdeu o benefício ao conseguir um emprego, também vão receber o auxílio.
O benefício pode ser solicitado pelo site ou aplicativo Meu INSS. Ainda há possibilidade de ligar para a central de atendimento 135 (disponível de segunda à sábado, das 07h às 22h) para realizar o procedimento.
Para quem for realizar a solicitação pelo aplicativo, basta:
- Baixar o aplicativo Meu INSS e fazer o login na plataforma;
- Em seguida, você deve selecionar a opção “Novo Pedido”;
- Feito isso, digite o nome do serviço ou benefício que deseja ter acesso;
- Na tela vai aparecer uma lista, você deverá clicar na opção “serviço” ou “benefício”;
- Na sequência, um texto aparecerá para que você leia. Depois de ler informe seus dados e clique em “avançar”.
Cabe salientar que o resultado do pedido pode ser acompanhado pelo próprio aplicativo Meu INSS, na opção “Consultar pedidos”. O INSS tem um prazo de 30 dias úteis para retornar com a resposta do pedido.
Em meio ao auxílio de R$606, INSS libera 13º salário
Em meio aos pagamentos do auxílio no valor de R$606, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já divulgou as datas de pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas em 2022. Como de costume, os pagamentos acontecerão em duas parcelas e terão dois calendários distintos, um destinado a quem recebe um salário mínimo e outro para quem recebe acima do piso nacional.
O 13º salário é concedido aos segurados que recebem os seguintes benefícios:
- Aposentados;
- Pensionistas;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão.
O benefício é disponibilizado ainda aos cidadãos que recebem os abonos temporários do INSS, tendo o valor proporcional aos meses em que passaram a ser atendidos pela autarquia. Entretanto, não recebem o salário extra os segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC).