28 de abril de 2024 07:08

15 nomes de meninas com significados fortes

Ariel, Fernanda, Nicole…Conheça nomes que designam força, coragem, sabedoria e outras características potentes para inspirar as pequenas

Escolher o nome de um bebê pode ser desafiador, é preciso considerar diversas questões e, com tantas opções bonitas, nem sempre é fácil chegar a uma decisão. Para ajudar no momento da escolha, uma sugestão é buscar o significado. Para as meninas, que tal se inspirar em nomes que refletem força, coragem, sabedoria e outros aspectos importantes? Afinal, o nome é uma grande parte da vida e identidade das mulheres. Quem sabe ter um que carrega um significado poderoso acaba inspirando a criança, quando ela souber a origem do nome dela?

Confira, abaixo, 15 nomes para meninas com significados fortes e imponentes:

Bebê sorrindo usando vestido vermelho (Foto: Pixabay)
Bebê sorrindo (Foto: Pixabay)

1. ALCINA: Originado do grego “alkínoos”, significa “espírito forte” ou “mente forte”, transmitindo força de caráter. No Brasil, já foi um nome bastante popular, mas a quantidade de registros vêm diminuindo desde a década de 40. Alcina nomeia uma ópera de sucesso do compositor alemão Georg Friedrich Händel sobre uma rainha feiticeira, que estreou em 1735 e ainda é apresentada até hoje. Uma variação do nome é Alcinda.

2. ARIEL: O nome possui diversos significados. Na Bíblia, Ariel é sinônimo de coragem. No hebraico, vem de Ari-El e significa “leão de Deus”, refletindo a simbologia de poder e sabedoria do animal. Já na Cabala, designa o espírito da água. Ariel também é o nome de personagens fictícios importantes, como de “A Tempestade”, de William Shakespeare, além do filme clássico “A Pequena Sereia”. No Brasil, é considerado um nome moderno e vem se tornando cada vez mais popular.

3. CLARICE: Da mesma raiz de Clara, significa “ilustre” e “brilhante”, em latim. Era um nome comum na década de 60 no Brasil, mas vem ganhando popularidade novamente nos últimos anos. Uma grande personalidade com este nome é Clarice Lispector (1920-1977), autora do célebre “A Hora da Estrela”, considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Algumas variações são Clarissa e Clarisse.

4. FERNANDA: Do germânico Fredenandus, quer dizer inteligente, ousada e corajosa. O nome é muito utilizado na Espanha. Aqui no Brasil, ele também faz sucesso, com mais de 500 mil mulheres registradas assim. Algumas representantes são: as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, a apresentadora Fernanda Lima e a modelo Fernanda Tavares.

5. LAURA: Do latim laurus, significa loureiro ou “coroa de louros”, enfeite utilizado em premiações. Na Grécia Antiga, o loureiro simbolizava a vitória e a imortalidade. Para os antigos romanos, também designava a glória. Por isso, o nome pode ser interpretado como “vitoriosa” ou “gloriosa”. Laura passou a se popularizar entre os brasileiros a partir de 1990 e há mais de 200 mil mulheres registradas com este nome, principalmente na região Sudeste. Em 2021, esteve entre os nomes mais populares do Brasil.

6. LUARA: Para alguns autores, é um anagrama de Laura, portanto, carrega o mesmo significado: “gloriosa” e “vitoriosa”. Outros acreditam que é uma variante italiana da palavra lua, que representa a “luz na escuridão”. É um nome relativamente novo no Brasil, registrado a partir da década de 70 e passou a ser mais utilizado a partir de 1990.

7. LUÍSA: Do germânico, significa “guerreira famosa, célebre” ou “gloriosa nas batalhas”, formado por “hlod”, glória, e “wig”, guerreira. Alguns autores associam ao germânico Allwisa, isto é, “sábio eminente” ou “muito prudente”. Sem dúvidas, é um nome que reflete coragem e importância. É muito comum no Brasil, com mais de 200 mil mulheres chamadas assim, especialmente no Sudeste. As variações são: Luiza e Louise.

8. MATILDA: Traduzido como “guerreira forte”, do germânico antigo, formado por “maht”, que quer dizer força, e “hild”, que significa combate ou batalha. Matilda foi o nome de diversas rainhas e personalidades da realeza europeia. Apesar de ter sido bastante utilizado na década de 40 no Brasil, o número de registros sofreu uma queda brusca após 1960. Uma variação do nome é Matilde.

9. NICOLE: Designa “a que vence com o povo” ou “a que conduz o povo à vitória”. Nicole surgiu a partir da variante feminina de Nicolau, originado do grego “Nikólaos”. Seu significado resulta da junção dos elementos “níke”, vitória, e “laos”, povo. Alguns autores também estabelecem uma relação entre o nome e a deusa grega da vitória, Nike (ou Nice). É bem comum em todo o Brasil atualmente, mas apenas começou a se popularizar a partir de 1990, com uma grande quantidade de registros no Sudeste. Mais de 100 mil mulheres têm este nome no país.

10. RAÍSSA: Há várias origens. No árabe, é o feminino do nome Rais, que significa “líder”. Mas também existe uma versão russa, que vem do grego “rhaion”, interpretado como “livre”. Uma personalidade atual com uma variação deste nome é a skatista Rayssa Leal, conhecida como Fadinha, a mais jovem medalhista olímpica da história do Brasil. É um nome muito popularizado, com mais de 100 mil mulheres registradas no Brasil. As variações são Raisa e Rayssa.

11. SOFIA: Vem do grego “sophia” e quer dizer “sabedoria, sapiência”. O nome pode ser encontrado em grandes quantidades em países como México, Grécia, Espanha e Brasil, onde passou a ser mais utilizado a partir dos anos 90. Uma variação gráfica é Sophia, que se tornou um dos nomes femininos mais populares de 2021.

12. TARSILA: De origem incerta. Pelo grego “Tharsaléos”, significa corajosa. Ou como uma diferenciação de Tarsício, derivado do grego Thársos, confiança, coragem. No Brasil, seu maior expoente foi Tarsila do Amaral, considerada uma das principais artistas modernistas da América Latina. Não é um nome com grande incidência no Brasil, mas os registros estavam crescendo nos anos 2000.

13. VALENTINA: Do latim Valens, “que vale”, também traduzido como forte e valente. Na Rússia, é um nome bem utilizado. Inclusive, a cosmonauta russa Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a ter ido ao espaço, em 1963. No Brasil, principalmente a partir de 1990, tornou-se muito popular, sendo um dos nomes femininos mais registrados em 2021.

14. VITÓRIA: Vem de “Victorius”, nome de uma família da Roma Antiga, cuja origem é “victor” e significa vitorioso. Assim, carrega o sentido de triunfo, sucesso e êxito. Na mitologia romana, é o nome da deusa da vitória, que era muito venerada. Também é o nome de várias rainhas ao longo da história. É muito utilizado no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com mais de 300 mil registros no país. Uma variação do nome é Victória.

15. ZENAIDE: Indica uma pessoa muito forte e segura de si. Embora nem sempre goste, é capaz de liderar qualquer grupo. A origem é o nome grego “Zenais”, relativo a Zeus, o deus supremo na Mitologia Grega. Era mais popular nos anos 60 no Brasil. Algumas  variações são Zenóbia e Zinaida.

Dados do Censo Demográfico 2010 e da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil).

FONTE REVISTA CRESCER

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade