Um complexo grandioso e surpreendente! Revelador: documento (croqui em aquarela), pertencente ao acervo da Biblioteca Nacional de Lisboa aborda suas diversas instalações e funcionamento do grandioso empreendimento.
Monumento Natural da Biodiversidade (UNESCO), a Serra da Moeda é assim classificada, não só por sua importância pela abundância de água de qualidade, minerais, fauna, flora… Sua relevância para a preservação vai além, por abrigar inúmeros empreendimentos do início do século XVIII, que não estão sendo respeitados pelo governo e prefeitos de Minas, preteridos pelos lucros da mineração.
Um desses elementos de destaque localiza-se em São Caetano da Moeda, sendo tombado pelo município de Moeda, MG. O sítio arqueológico da fabulosa Casa de Fundição Clandestina que cunhava moedas e barras de ouro, instalado ali por volta de 1720, revolucionou o sistema de desmandos da Corte portuguesa durante o Ciclo do Ouro. Suas atividades foram delatadas em 1731, culminando-se com um conflito que gerou prisões, mortes e muito sangue…
A fascinante história está sendo revelada, em detalhes, no livro “Vestígios coloniais e histórias de Boa Morte e arredores”, através de uma extensa pesquisa desenvolvida pelo autor desse artigo. Sugestões e financiamento para a publicação dessa obra são bem-vindos. Acervo exclusivo: Tarcísio Martins.