Na madrugada desta terça-feira (29), por volta de meia-noite, o Corpo de Bombeiros Militar de Conselheiro Lafaiete (MG) atendeu uma ocorrência de vítima com obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, no bairro Sion.
Tratava-se de um bebê de 14 dias que havia engasgado de madrugada após ingerir leite materno. Ao atender a ligação, via 193, o Sd BM Frade começou a passar instruções para a mãe e avó do bebê com para desobstruir as vias aéreas, ao mesmo tempo, em que uma guarnição BM deslocava para o Local.
Entretanto, antes da chegada da equipe BM, já foi possível desobstruir com as instruções repassadas na ligação telefônica. Contudo, após avaliação do chefe da Guarnição BM, o bebê foi encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo para receber atendimento médico. O Sargento BM Franklin ressalta a importância do Tridígito 193, pois, com ele foi possível repassar informações para a família e ainda que os pais tomem medidas como esperar que o bebê arrote antes de colocá-lo para dormir, além de sempre que possível, verificar se a posição em que o bebê está dormindo é adequada para evitar situações de engasgo.