27 de abril de 2024 22:03

Edições da moeda de um real podem ter alto valor para colecionadores

Existem diversos tipos de itens colecionáveis, e entre eles estão as moedas. Esses colecionadores tendem a buscar por moedas mais raras, sendo que algumas nunca sequer estiveram em circulação. Com isso, as moedas de um real das Olimpíadas do Rio, por exemplo, passaram a ser itens colecionáveis e são vendidas a preços interessantes, devido a baixa quantidade delas em circulação.

Quais moedas de um real são colecionáveis?

Toda moeda pode ser colecionada, contudo, algumas edições podem ser mais valiosas por serem mais difíceis de encontrar. Nesse sentido, a Casa da Moeda brasileira faz edições especiais da moeda de um real, normalmente frente a algum evento comemorativo, como ocorreu nas Olimpíadas no Rio de 2016.

Neste caso, 16 modelos de moedas comemorativas foram feitas, valendo cada uma de 8 a 30 reais, com exceção da moeda da entrega da bandeira olímpica, que custa de 175 a 300 reais, preços que tendem a aumentar com o tempo. Entretanto, ao comprar uma dessas moedas, tome cuidado com falsificações e certifique-se de que a moeda é realmente verdadeira.

Como começar uma coleção de moedas?

Colecionar moedas vai além da coleção em si, mas envolve um aprendizado histórico por trás dos itens colecionados. No entanto, colecionar todo tipo de moeda é muito amplo e pode se tornar um desafio muito grande, então limitar um tipo de moeda ou alguma “regra” na sua coleção pode ajudar. Por exemplo, você pode escolher colecionar uma moeda para cada ano da sua vida, dentre outras possibilidades.

Ao decidir isso, leve em consideração o preço que você pode pagar pelas moedas, para não criar uma coleção com moedas inatingíveis financeiramente. Fazendo isso, é só começar a comprar suas moedas e também trocar com outras pessoas que colecionam. Assim, tente priorizar itens com menos desgastes e que sejam certificados por organizações especializadas em avaliação de moedas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade