19 de abril de 2024 20:44

200 famílias atingidas pelas enchentes e deslizamentos recebem cartão de R$ 7 mil

Defesa Civil já emitiu mais de 760 laudos até o momento e a expectativa é que até o final de abril mais laudos sejam emitidos e todos os beneficiados recebam os cartões com o auxílio

Em cerimônia simbólica na tarde desta terça-feira (5), na Escola Oscar Weinschenck, a Prefeitura de Congonhas deu continuidade a entrega dos cartões do Programa Recomeço. Cerca de 200 famílias atingidas pelas chuvas, inundações e deslizamentos de janeiro receberam o auxílio financeiro no valor de R$7.000,00 (sete mil reais) que foi criado pelo Governo Municipal com o objetivo de ajudar na recomposição dos danos e favorecer a compra de eletrodomésticos, móveis, materiais de construção e utensílios de cama, mesa e banho.

Na cerimônia de hoje, que contou com a presença do prefeito Dr. Cláudio de Souza (Dinho), foram contemplados moradores de vários bairros da área de abrangência de atendimento da SEDAS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social).

“A meta do governo é promover a justiça social. Percebemos a tristeza na cara de muitas pessoas e famílias e ficamos emocionados diante de toda destruição. Sabemos que esse sofrimento não será esquecido, mas queremos através deste gesto de reposição dos danos causados pelas enchentes, colocar em vocês a esperança de que o mundo pode ser melhor quando a gente se une e pratica a empatia”, ressaltou o prefeito durante seu discurso para as famílias reunidas na escola.

Dona Odete Julia da Silva, moradora da Vila São Vicente, foi uma das beneficiadas. Durante o evento ela comentou que esta é terceira vez que ela sofreu com as inundações. “Desta vez eu perdi guarda-roupas e fogão, mas em 2012 perdi tudo. Agora [esse benefício] vai me ajudar muito porque vou comprar uma geladeira, um sofá, fogão e mantimentos que preciso. Estou muito feliz”, comentou a senhora de 79 anos que ressaltou ser a primeira vez que recebe um auxílio após sofrer com as enchentes.

Tiveram direito a receber o auxílio as famílias comprovadamente afetadas durante o período chuvoso do início do ano. Equipes da Defesa Civil e de Assistência Social foram responsáveis pelas auditorias nos processos e avaliações dos locais atingidos, além das confecções dos laudos que confirmaram os prejuízos.

De acordo com o Secretário Municipal Segurança Pública e Defesa Civil e Social, Gláucio Ribeiro, a Defesa Civil já emitiu mais de 760 laudos até o momento e a expectativa é que até o final de abril mais laudos sejam emitidos e todos os beneficiados recebam os cartões com o auxílio.

“As equipes estão entrando em contato com as pessoas contempladas para agendamento da entrega dos cartões por isso, é importante que essas famílias mantenham seus telefones atualizados e, em caso de dúvidas, entrem em contato com a SEDAS para saber a situação do seu processo”, ressalta Ari Braga, Secretario Adjunto da SEDAS.

O cidadão que tiver dúvidas deve entrar em contato através dos telefones:

SEDAS – 3731-1067 ou 3731-1621
CRAS ALVORADA – 3731-6369
CRAS DOM OSCAR – 3731-9699
CRAS PIRES – 3733-5179

Por Reinaldo Silva – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Reinaldo Silva/Augusto Ricelli/Gláucio Ribeiro.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade