16 de abril de 2024 18:52

13 Passeios para ir perto do Rio de Janeiro (bate e volta)

Que o Rio de Janeiro é (e continua) lindo, todos nós sabemos. Mas o que muita gente não sabe é que existem várias opções de passeios para ir perto do Rio de Janeiro que revelam lugares tão lindos quanto os que encontramos na Cidade Maravilhosa e que podem ser conhecidos em um bate e volta, por exemplo.

E é sobre isso que vamos falar nesse post. As opções são as mais variadas, mas como estamos falando do Rio de Janeiro, você pode imaginar que não faltaram belas praias e cenários paradisíacos. Mas há também lugares para ir na Região Serrana, perfeitos para quem gosta de tranquilidade e um clima mais ameno, assim como ótimas alternativas de passeios em meio à natureza para quem ama fazer trekking.

Para te ajudar a escolher entre os vários passeios bate e volta para fazer a partir do Rio de Janeiro, vamos separar nossas sugestões por regiões: lugares para ir perto do Rio, lugares para ir no Litoral Sul, lugares para ir no Litoral Norte e passeios para ir na Região Serrana. Confira, a seguir:

Lugares para ir perto do Rio

Niterói

passeios bate volta rio de janeiro

Foto: Marcus Guedes / Unsplash

Só a chegada a Niterói já é um passeio e tanto. Para ir até lá, basta atravessar a impressionante ponte Rio-Niterói. Outra opção é a barca. E, em ambas, se tem um visual incrível. A cidade, localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tem ótimas praias, paisagens belíssimas, prédios e monumentos antigos, museus, parques e centros de compras. Se você gosta de curtir o mar, fazer trekking ou procura um passeio cultural, Niterói é o destino perfeito para fazer um bate e volta a partir do Rio de Janeiro.

Lugares para ir no Litoral Sul do Rio

Ilha Grande

passeios bate volta rio de janeiro

Foto: Vinicius Cainelli / Unsplash

Um dos lugares mais belos do Litoral Sul do Rio, a paradisíaca Ilha Grande fica em Angra dos Reis. Com 193 km² de área e mais de 100 praias – além de trilhas, cachoeiras, rios e lagoas -, a ilha é coberta por Mata Atlântica preservada e banhada por águas claras em tons de verde e azul. Há duas opções para chegar na Ilha Grande saindo do Rio de Janeiro: de Mangaratiba e Conceição do Jacareí. Em ambas, partem barcos que levam os turistas à Vila do Abraão, centro do arquipélago.

Paraty

passeios bate volta rio de janeiro

Foto: Guilherme Gabrielli / Unsplash

Reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco, Paraty é um verdadeiro tesouro cultural e natural do litoral brasileiro. A cidade conserva ruas de pedras e casarões do período colonial, com portas e janelas coloridas. Além disso, tem praias belíssimas, cercadas por Mata Atlântica preservada e banhadas por um mar de águas calmas, entre azuis e verdes. É um dos melhores passeios para ir perto do Rio de Janeiro.

Angra dos Reis

passeios bate volta rio de janeiro

Foto: Alexsandre Almeida / Unsplash

Outro arquipélago incrível do Litoral Sul do Rio, Angra dos Reis é formada por 365 ilhas, uma mais linda que a outra. A cidade tem cenários paradisíacos que vale muito a pena conhecer, como Ilha Grande, Ilhas Botinas, Ilha da Gipóia e Ilha de Cataguases. E não é difícil chegar até lá, Angra dos Reis tem acesso facilitado para quem vem do Rio de Janeiro.

Mangaratiba

passeios bate volta rio de janeiro

Foto: Paulo J Cardoso / Unsplash

Apesar de não ser tão conhecida como as demais opções de passeio para ir perto do Rio de Janeiro, Mangaratiba é uma cidade muito interessante para quem gosta de curtir o mar e a natureza. Com belas praias e muitas atividades de lazer, o destino também tem cachoeiras, picos e construções históricas que podem ser descobertas através de caminhadas por trilhas.

Lugares para ir no Litoral Norte do Rio

Búzios

passeios bate volta rio de janeiro

Foto: Hernán Molinari / Unsplash

Búzios tem cenários paradisíacos e muitas opções de passeios, por isso é um destino que agrada a vários tipos de viajantes. As praias, sem dúvida, são as maiores atrações, com mar de águas cristalinas, calmas e com temperaturas agradáveis. As que mais se destacam são João Fernandes, João Fernandinho, Azeda, Azedinha, Tartaruga, Ferradura e Ferradurinha. Além disso, contam com ótima infraestrutura.

Arraial do Cabo

passeios bate volta rio de janeiro

Foto: Lucas Lima / Unsplash

Não é à toa que Arraial do Cabo é conhecida como o Caribe brasileiro. A cidade tem praias de areias branquíssimas, banhadas por águas cristalinas em tons de azul turquesa. Localizado na Região dos Lagos, Arraial do Cabo é o lugar perfeito para quem quer curtir muita praia, com direito a passeios de barco e mergulho em alto mar. E o melhor: é um dos passeios bate e volta para se fazer a partir do Rio de Janeiro.

Cabo Frio

passeios bate volta rio de janeiro

Foto: Felipe Noé / Unsplash

Cabo Frio também fica na Região dos Lagos do Rio de Janeiro e, assim como a vizinha Arraial do Cabo, oferece belas paisagens, principalmente quando falamos em praias. O mar por lá é bem calmo, com águas cristalinas, e a vegetação bem preservada. E você ainda encontra boa diversidade de porções de areia: há praias mais movimentadas para quem gosta de uma boa animação à beira-mar, assim como verdadeiros refúgios para quem procura por tranquilidade.

Saquarema

passeios próximos do RJ

Foto: Yasmin Gomes / Unsplash

Conhecida como a Capital Nacional do Surf, Saquarema é uma cidade pequena, mas muito agradável para se conhecer no Litoral Norte do Rio de Janeiro. As praias têm águas azuis e cristalinas. Além disso, possui belos mirantes e cachoeiras. Sem falar na Igreja Nossa Senhora de Nazareth, cartão-postal da cidade, e muito procurada por casais apaixonados.

Passeios na Região Serrada no Rio

Petrópolis

passeios próximos do RJ

Foto: Mauro Lima / Unsplash

Cidade importante da história da colonização do Brasil, Petrópolis fica na região serrana do Rio de Janeiro é perfeita para quem gosta de turismo cultural. Os casarões antigos se mantêm conservados e hoje funcionam como museus, com acervos riquíssimos, que impressionam pela imponência e beleza. Mas não é só isso, Petrópolis também é uma cidade excelente para quem busca contato com a natureza. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece atividades para quem quer aventura, entre trilhas que levam a cachoeiras.

Parque Nacional do Itatiaia

passeios próximos do RJ

Foto: Cerqueira / Unsplash

Primeiro parque nacional do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia é mais um dos passeios para ir perto do Rio de Janeiro, tanto para curtir com a família quanto para se aventurar na natureza. Na parte baixa, fica um Centro de Visitantes, um pequeno museu, poços e cachoeiras. Na parte alta, há trilhas mais pesadas, que dão acesso ao Maciço das Prateleiras e ao Pico das Agulhas Negras.

Penedo

passeios próximos do RJ

Foto: Divulgação

Penedo é um pequeno e charmoso distrito de Itatiaia, na Região Serrana do Rio de Janeiro, localizado em uma área belíssima, em um parque ecológico. É a colônia finlandesa mais visitada do Brasil, marcada pela cultura e arquitetura típicas. O clima é muito calmo, perfeito para quem procura um refúgio para descansar.

Nova Friburgo

passeios próximos do RJ

Foto: Rodrigo M Torres / Unsplash

Fundada como uma colônia suíça, Nova Friburgo também é um dos passeios para ir perto do Rio de Janeiro. A cidade tem clima frio o ano todo e belas paisagens, que podem ser contempladas em picos com mais de mil metros de altura. Para quem gosta de contato com a natureza, há várias cachoeiras. Além de outras atrações, como teleférico e belas praças.

  • https://guiaviajarmelhor.com.br/

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade