29 de março de 2024 10:25

Semana Santa revela a religiosidade, celebra a fé e expressa a cultura nas cidades da região

Cidades mineiras têm programação variada na Semana Santa, com algumas atrações sendo retomadas pela primeira vez após o início da pandemia

Minas Gerais é um estado que tem a fé – nas suas mais diversas manifestações – no seu DNA. E na Semana Santa, um dos feriados em que as celebrações religiosas são a grande atração, cidades próximas à capital que integram o Circuito de Villas e Fazendas oferecem uma programação variada para agradar a todos os gostos.

Para quem não perde uma boa música, em Cristiano Otoni a atração será a série de apresentações da centenária Banda de Música Barão do Rio Branco, que depois de participar das procissões no Domingo de Ramos, marca presença na segunda, terça, quarta e sexta-feira Santas (11, 12, 13 e 15 de abril), a partir das 19h e no Domingo de Páscoa, dia 17, às 9h. Na Sexta-Feira da Paixão, haverá uma caminhada da Penitência às 5h30, com destino ao Morro do Cruzeiro, onde será celebrada a Santa Missa.

Em Senhora de Oliveira, na quarta dia 13, é realizado o Sermão do Encontro. O ato é marcado pela procissão das imagens do Senhor dos Passos (que parte da Comunidade São Geraldo) e da imagem e de Nossa Senhora das Dores (que sai da Comunidade de Limeira) rumo à Igreja Matriz da cidade, a partir das 19h.

Para quem estiver próximo a Conselheiro Lafaiete, na sexta dia 15 acontecem as tradicionais encenações da Paixão do Senhor Jesus Cristo. Tudo começa às 18h30, nas escadarias da Matriz de Nossa Senhora Conceição, templo barroco do século XVIII, onde serão encenadas a prisão, julgamento e a condenação de Jesus. Em seguida, haverá a representação da Via Sacra pelas ruas até a esplanada da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, com a encenação das quedas de Jesus com a cruz, o encontro com Maria, o auxílio de Simão Cirineu e consolo às mulheres de Jerusalém, além dos atos finais com a encenação da crucificação e morte de Jesus. Logo após a encenação, acontecem o tradicional Sermão do Descendimento da Cruz e a procissão do enterro até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Na parte baixa da cidade, às 19h a Matriz de São Sebastião recebe o teatro da Paixão, Sermão do Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro.

Ainda na sexta-feira, dia 15, em Itaverava, os tradicionais tapetes de serragem vão enfeitar o Centro Histórico do Município, em frente à Matriz de Santo Antônio. O local recebe ainda a passagem da procissão da paixão do Senhor, às 20h.

Na cidade de Catas Altas da Noruega, as celebrações para a Semana Santa são realizadas na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante e no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Graças. No sábado, dia 16, a partir das 20h, é realizada a Soleníssima Vigília Pascal, na Matriz de São Gonçalo, com a bênção do Fogo Novo e Círio Pascal. No momento do Canto Solene, os sinos da Matriz irão tocar com o irromper jubiloso do Aleluia.

Em Piranga, a Semana Santa ganha os altares da Matriz Nossa Senhora da Conceição e do Santuário de Bom Jesus, na Comunidade de Santo Antônio do Pirapetinga, onde no sábado (dia 16), acontecem a Santa Missa, o Teatro da Ressurreição (retornando pela primeira vez após o início da pandemia) e a procissão da páscoa, a partir das 20h.

Quem estiver em Caranaíba não pode perder as celebrações da Semana Santa que acontecem na Igreja Matriz Nossa Senhora do Glória. No Domingo de Páscoa, dia 17, às 17h a Solene Missa Pascal será realizada na Escola Municipal Luiz Moreira Neto, seguida da Procissão da Ressureição até a Igreja Matriz, onde haverá apresentação das Bandas de Congado Nossa Senhora da Glória e da tradicional da Sociedade Musical Gloriense.

Circuito Villas e Fazendas

O Circuito Villas e Fazendas busca fomentar e incentivar o turismo sustentável, com ações coordenadas de valorização da economia local e vivência de experiências. Criado há 20 anos, ele abrange 12 municípios de Minas Gerais. Além do Sabor e Afeto, o Circuito está à frente de projetos como o Rotas Villas e Fazendas, voltado para criação de roteiros integrados aos seus 12 municípios; Sala do Café Villas e Fazendas, um espaço de trocas sobre  assuntos ligados ao Turismo Municipal; Festival Gastronômico Sabores das Villas, que busca promover e fortalecer a cozinha da região; Via Gastronômica 482, com restaurantes, cachaçaria, fazenda-escola de cachaça e fábrica de alambique entre Conselheiro Lafaiete e Itaverava; e Caminhos de São Tiago, que passa por 11 cidades entre Santa Rita de Ouro Preto e São Tiago.

Serviço

Semana Santa – Circuito Villas e Fazendas

Até 17 de abril | Cristiano Otoni, Senhora de Oliveira, Conselheiro Lafaiete, Itaverava, Catas Altas da Noruega, Piranga, Caranaíba

  • Fotos: Giovane Lobo Neiva

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade