16 de abril de 2024 14:10

Com a presença do Presidente Bolsonaro, Campos do Jordão sedia a 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista

Entre 13 a 15 abril, a Confederação Nacional do Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP) realizaram a 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, em Campos do Jordão (SP), com o tema “Propósito, a mudança cultural no varejo”. A abertura contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, refletindo a expansão da importância do setor de comércio e serviços no âmbito econômico. Atualmente, o setor corresponde a 73% do PIB nacional e é responsável por 80% das empresas ativas no Brasil.
Bolsonaro foi agraciado com a estatueta de Mérito Lojista Nacional, ofertada pela CNDL, em forma de agradecimento pela valorização do espírito liberal e empreendedorismo.
A abertura contou com a presença de representantes de 27 federações que compõem o sistema CNDL, Maurício Stainoff (Presidente da FNCL; Roque Pelizzaro Jr. E Bruno Falci, representando o SPC Brasil; Rafael Paganini, representando a CDL Jovem e Alexandre Damasio Coelho, representando todas as CDL’s do Brasil.
Os Deputados Federais Efraim Filho, Presidente da Frente Parlamentar do Comércios e Serviços e Marco Bertaiolli- Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo participaram da cerimônia.

O Presidente

O presidente Jair Bolsonaro falou sobre as medidas adotadas na pandemia como importantes ferramentas na superação da crise imposta pelas medidas restritivas. “Os lojistas sofreram duramente na pele as medidas restritivas. Criamos o Pronampe e o BEm para evitar demissões. Conseguimos encerrar 2020 com saldo positivo de carteiras assinadas. Os (trabalhadores) informais sofreram muito e rapidamente criamos o Auxílio Emergencial que ajudou na roda da economia” destacou o presidente. “As medidas que tomamos (…) foram em grande parte propostas aqui, por pessoas do meio de vocês”, complementou Bolsonaro, agradecendo o apoio das lideranças do setor do comércio brasileiro.
José César da Costa, presidente da CNDL, falou sobre o apoio do governo e destacou a importância do setor no contexto econômico do país. “Ter pela primeira vez na nossa história o presidente em uma convecção nacional representa de maneira inequívoca o reconhecimento deste modelo ao papel do setor de comércio e serviço no desenvolvimento do nosso país”. José César da Costa ressaltou a o papel do segmento, enfatizando sua representatividade. “O setor de comércio e serviço representa 73% do PIB brasileiro, 80% das empresas ativas e gera 27 milhões de empregos diretos”, comentou.
Em sua fala, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, enfatizou o papel que as micro e pequenas empresas têm desempenhado na economia e reforçou a missão da entidade. “Os pequenos negócios têm um papel fundamental. Somente no mês de março, nove em cada dez novos postos de trabalho que foram criados no país estavam nas MPE. O Sebrae completa, em 2022, 50 anos de serviços pelo bem do país. Queremos contribuir para o desenvolvimento e a retomada do crescimento da nossa economia neste importante momento de retomada das atividades, apoiando os pequenos negócios”, concluiu Carlos Melles.
“A finalidade da Convenção Nacional do Comércio Lojista é proporcionar mudanças culturais aos participantes, promovendo o crescimento da classe, o aumento do conhecimento e desenvolvimento de novos negócios, além da importância do convívio e a troca de experiências”, destacou o lafaietense José César da Costa, Presidente do CNDL.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade