24 de abril de 2024 13:20

Turismo em Minas: descubra Roteiros e Experiências na Via Liberdade 

Roteiros e experiências para desvendar arte, cultura e muita história pela Via Liberdade e por Mina Gerais.

Via Liberdade vai de Goiás ao Rio de Janeiro, mas por aqui, em Minas Gerais o que não faltam são experiências e roteiros para se cativar. 

Grutas Rei do Mato e Maquiné

Gruta Rei do Mato é um Monumento Natural e Estadual que está localizada em Sete Lagoas, a 62 km de Belo Horizonte. A área foi um importante local de estudo e trabalhos do naturalista dinamarquês Peter Lund, no século 19.

O mais incrível sobre gruta é que ela ainda está sendo construída pela ação da água e do calcário!

Foto: Gruta Rei do Mato e suas belas formações naturais.

A caverna tem mais de 1 km, mas somente 220 metros podem ser visitados divididos em quatro salões com importantes vestígios da história da humanidade. Ao lado da entrada da gruta é possível observar pinturas rupestres na chamada “Grutinha”.

Já a Gruta do Maquiné está localizada na cidade de Cordisburgo a 120 km de Belo Horizonte. Ela foi descoberta em 1825 por um fazendeiro local e hoje conta com sete salões para visitação, que apreciar por 650 metros as belas esculturas naturais e estalactites formadas ao longo do tempo. 

Foto: Gruta do Maquiné e suas belezas destacadas por um jogo de luzes.

A gruta é um ícone da terra de Guimarães Rosa, o escritor do sertão das gerais. E pode ser visitada com o acompanhamento de uma guia local.

Caminho da Boiada

Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo e fez muitas andanças pelo sertão mineiro, o que se tornou uma de suas características literárias, os relatos do belo sertão de Minas Gerais.

Em 1952 o escritor saiu da cidade de Três Marias e acompanhou a travessia de uma boiada até a cidade de Araçaí. O caminho percorrido pela boiada inspirou uma de suas obras mais conhecidas, o livro “A Boiada”.

Foto: Sertão mineiro pelo caminho da boiada.

O caminho feito por Guimarães Rosa hoje é uma experiência turística que pode ser feito caminhando ou pedalando pelas áreas rurais e urbanas, da maneira que você preferir para apreciar as paisagens, as tradições e os pontos turísticos.

Foto: Basílica de São Geraldo em Curvelo, caminhos por onde Guimarães Rosa passou.

Andrequicé, Buritizinho, Morro da Garça, Curvelo e Cordisburgo são distritos e cidades do caminho, cheios de cultura e tradição, igrejas, museus e muita história para reviver os escritos de Rosa!

Foto: Museu Manuelzão pelo percuso, em Andraquicé.

Saberes e Sabores da capital mineira do folclore

Jequitibá é conhecida como a “Capital Mineira do Folclore”, passeando pelas ruas da pequena cidade, que fica a 107 km de Belo Horizonte, o turista pode fazer trocas de saberes e escutar os contos dos moradores.

Jequitibá também conta com belas paisagens naturais e arquitetura (até mesmo construções do século XVIII!!) e artesanato local para apreciar, uma gastronomia de se encantar pelos sabores  e muitos grupos populares de dança e canto.

Você pode visitar a Capela Nossa Senhora do Rosário, a Matriz do Santíssimo Sacramento, as Ruínas do Cemitério Velho, o Conjunto Paisagístico da Lagoa Pedro Saturninoas Ruínas da Primeira e Segunda Ponte do Rio das Velhas e a Praça JK.

Foto: Encantador Conjunto Paisagístico da Lagoa Pedro Saturnino.

Dentre os grupos de cultura popular para viver o folclore estão: o grupo Encomendação das Almas, Congados, Folia de Reis, Moçambique, Pastorinhas. Ao participar das apresentações, das danças e cantoria você faz uma imersão cultural, descobrindo a história de Jequitibá e suas expressões populares.

Cozinha mineira com mestras de Igarapé

gastronomia mineira é de dar água na boca e todos os pratos mais saborosos como o ora-pro-nóbis, carne seca, quiabo, taioba, milho verde, fubá, torresmo são feitos de uma maneira muito especial pelas mestras na cidade de Igarapé.

Foto: Quitandeira Geralda mostrando um delicioso biscoito papa ovo.

A Associação das Mestras da Culinária de Igarapé foi criada em 2012 e hoje é considerada como patrimônio cultural da cidade, oferecendo uma experiência única repleta de sabores e consciência alimentar e ambiental.

As mestras prometem encher de afeto cada delicioso prato tradicional mineiro com todos os ingredientes e temperos colhidos no quintal!

Confira mais em: As Mestras e as Quitandas de Igarapé.

Do Contemporâneo a Realeza

Para finalizar, do Contemporâneo a Realeza é um roteiro que passa pela Estrada Real, pelas belas paisagens naturais, cidades históricas e histórias da estrada. Mas, o roteiro começa em Brumadinho com a visitação de Inhotimo maior museu a céu aberto do mundo!

Inhotim é um centro de arte junto a um jardim botânico, ele fica a 60km de Belo Horizonte e é um importante centro de arte contemporânea do Brasil e da América. Ele reúne obras de artistas nacionais e internacionais e é uma experiência indispensável para quem é apaixonado pela arte e suas diferentes manifestações.

Foto: Obra “Troca-Troca” de Jarbas Lopes em Inhotim.

O roteiro também passa pelas cidades de MarianaOuro PretoCongonhasSão João Del ReiTiradentes com passeios para redescobrir o período colonial e o caminho do ouro.  O ponto final dessa aventura é a cidade imperial, Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Foto: Basílica Bom Jesus de Matosinhos e um dos profetas de Aleijadinho.

O percurso da Via Liberdade dentro do território mineiro é cheio de arte, história e tradição, são muitos destinos para você visitar e desvendar nossos tesouros!

Conheça o patrimônio e as histórias da Via Liberdade!

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade