A mineração avança por toda a região. Ainda não impactada pela produção, Entre Rios de Minas será uma alternativa em termos de logística para escoar o produto.
Isso porque já está em análise no Governo do Estado o licenciamento ambiental da construção do terminal de carregamento de Minério da J. Mendes Logística, em Entre Rios de Minas. O objeto deste estudo será implantação em paralelo ao trecho que se encontra sob concessão da MRS Logística uma via que terá como função escoar a produção da mina Morro dos Coelhos (JMN), localizada em Desterro de Entre Rios e de outras minerações existentes na região.
O Terminal Ferroviário de Entre Rios (J. Mendes Logística) tem como objetivo a redução do trecho de rodagem atualmente realizado por caminhões. O empreendimento busca a diminuir e dinamizar a logística, gerando economia nos deslocamentos, produto entregue mais rápido, redução do número de veículos pesados nas rodovias e consequentemente aumento da segurança ao trafegar por estas vias. Conforme estudos técnicos realizados, com a implantação do Terminal de Entre Rios, haverá um ganho financeiro e ambiental significativo, uma vez que haverá a redução nos números de viagens e a redução de consumo de todos os demais componentes necessários para este tipo de transporte, tais como pneus e diesel.
Acesso
O projeto de acesso ao terminal ferroviário tem início na BR-383 perto do trevo de Entre Rios de Minas. No entroncamento entre a estrada e acesso está prevista a implantação de uma interseção (rótula alongada) para garantir a segurança e fluidez dos veículos.
O acesso de ligação entre BR-383 ao terminal de minério possui uma extensão total de 2,24 km, inserido dentro da faixa de domínio da ferrovia. O terminal terá uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 194.885,00 toneladas.
Medidas compensatórias
O empreendimento reconhece passivo ambiental e o licenciamento propõe que a compensação por intervenção em vegetação em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica para a implantação do empreendimento seja realizada em área que corresponde ao dobro da área de intervenção em vegetação
nativa no estágio médio.
Recursos e empregos
Segundo informações serão gerados 250 empregos na fase de construção e 150 na operação do porto seco. Calcula-se que a prefeitura de Entre Rios terá um incremento de cerca de R$ 500 mil /mês na receita.
Prazo
A previsão é de que a obra de acesso inicie no segundo semestre e previsão de operação ocorra antes do final de 2023.