28 de março de 2024 18:01

Entre Rios: porto seco da JMN vai gerar 400 empregos; previsão de operação é no final de 2023

A mineração avança por toda a região. Ainda não impactada pela produção, Entre Rios de Minas será uma alternativa em termos de logística para escoar o produto.

Isso porque já está em análise no Governo do Estado o licenciamento ambiental da construção do terminal de carregamento de Minério da J. Mendes Logística, em Entre Rios de Minas. O objeto deste estudo será implantação em paralelo ao trecho que se encontra sob concessão da MRS Logística uma via que terá como função escoar a produção da mina Morro dos Coelhos (JMN), localizada em Desterro de Entre Rios e de outras minerações existentes na região.
O Terminal Ferroviário de Entre Rios (J. Mendes Logística) tem como objetivo a redução do trecho de rodagem atualmente realizado por caminhões. O empreendimento busca a diminuir e dinamizar a logística, gerando economia nos deslocamentos, produto entregue mais rápido, redução do número de veículos pesados nas rodovias e consequentemente aumento da segurança ao trafegar por estas vias. Conforme estudos técnicos realizados, com a implantação do Terminal de Entre Rios, haverá um ganho financeiro e ambiental significativo, uma vez que haverá a redução nos números de viagens e a redução de consumo de todos os demais componentes necessários para este tipo de transporte, tais como pneus e diesel.


Acesso

Trevo de acesso da MG 383 a terminal de carga na ferrovia/REPRODUÇÃO

O projeto de acesso ao terminal ferroviário tem início na BR-383 perto do trevo de Entre Rios de Minas. No entroncamento entre a estrada e acesso está prevista a implantação de uma interseção (rótula alongada) para garantir a segurança e fluidez dos veículos.
O acesso de ligação entre BR-383 ao terminal de minério possui uma extensão total de 2,24 km, inserido dentro da faixa de domínio da ferrovia. O terminal terá uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 194.885,00 toneladas.

Medidas compensatórias


O empreendimento reconhece passivo ambiental e o licenciamento propõe que a compensação por intervenção em vegetação em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica para a implantação do empreendimento seja realizada em área que corresponde ao dobro da área de intervenção em vegetação
nativa no estágio médio.

JMN em Desterro de Entre Rios pretende aumentar sua produção/REPRODUÇÃO

Recursos e empregos

Segundo informações serão gerados 250 empregos na fase de construção e 150 na operação do porto seco. Calcula-se que a prefeitura de Entre Rios terá um incremento de cerca de R$ 500 mil /mês na receita.

Prazo

A previsão é de que a obra de acesso inicie no segundo semestre e previsão de operação ocorra antes do final de 2023.

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