28 de março de 2024 22:25

Fuja do calor: 10 Cidades brasileiras com clima agradável

Sol, calor, praia e mar. Essas palavras sempre nos remetem ao verão do Brasil, característico pelas altas temperaturas que podem chegar a 40ºC em alguns lugares.

Oficialmente, a estação começa em dezembro e segue até março. Mas engana-se que somente é possível fugir do calor em viagens internacionais. Existem cidades brasileiras que nesta época costumam registrar temperaturas amenas.

Para os apaixonados pelo frio que ficam com aquela saudade das temperaturas mais baixas e desejam fugir do calor, separamos dicas de 10 cidades do Brasil para você visitar durante a estação mais quente do ano. Confira!

1. CAMPOS DO JORDÃO

Inverno Brasil Campos do Jordão

Localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, a cidade tem o título de “Suíça brasileira”. No verão, a temperatura média fica em torno de 20ºC, resultado da brisa e da natureza que diminuem o calor da cidade. No entanto, a temperatura é amena durante o ano inteiro.

Além do clima agradável, Campos do Jordão também atrai turistas pela programação musical dos bares, pela gastronomia e pelos chopps artesanais que oferece.

Ainda, a cidade tem diversas atrações e pontos turísticos: o Parque Capivari para passear e andar de teleférico, conhecer o parque Amantikir, visitar o Museu Felícia Leirner, conhecer as várias chocolaterias, passear de bondinho e muitos outros.

2. PETRÓPOLIS

Petrópolis Rio de Janeiro

Localizada na região serrana do Rio de Janeiro, a cidade que é conhecida como a Cidade Imperial, é um dos lugares mais procurados por turistas que desejam fugir do calor do verão. Na estação mais quente do ano, a temperatura média é de 23ºC, e mesmo quando as temperaturas são mais altas, a sensação térmica é mais baixa por conta do vento.

Antigamente, a família real se mudava para Petrópolis, durante os meses quentes, para escapar do calor feito na capital. O clima na região é muito mais ameno do que no Rio de Janeiro.

Na cidade é possível realizar alguns passeios: Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde existem cachoeiras e bastante vegetação, Catedral de São Pedro de AlcântaraCasa de Santos Dumont e o Museu Imperial.

3. GRAMADO

Igreja Matriz São Pedro em Gramado

Localizada na Serra Gaúcha, Gramado é um dos melhores destinos turísticos do Brasil, pois há atrações durante o ano inteiro. No verão, a temperatura média é de 25ºC, e durante a noite o clima é bem fresquinho, então a cidade também recebe muitos turistas durante os meses mais quentes do ano.

Existem muitos pontos turísticos para conhecer na cidade, mas alguns dos principais são: o Lago Negro, Fonte do Amor Eterno, GramadoZoo, Hollywood Dream Cars, Dreamland Museu de Cera, Mini Mundo e Snowland. O Snowland é uma ótima opção de lazer durante o verão para os apaixonados pelo frio, pois é um parque temático de neve, ideal para se refrescar nas pistas de esqui.

A gastronomia também é um dos principais motivos que atrai turistas para a cidade, principalmente pelos chocolates artesanais de Gramado. Existem diversas lojas com opções para todos os gostos.

Ainda, há o imperdível Natal Luz, quando a cidade inteira é decorada, além de ter um grande desfile e muitas apresentações natalinas. É um verdadeiro espetáculo, inclusive é uma das épocas do ano em que Gramado mais recebe turistas.

4. MONTE VERDE

Destinos inverno monte verde

Monte Verde é um distrito de Camanducaia, cidade de Minas Gerais. No verão, a temperatura na cidade não passa de 27ºC, mas por conta da mata e da região montanhosa da Serra da Mantiqueira, a sensação térmica é mais baixa.

Na cidade, os turistas podem circular pela avenida Monte Verde, principal rua do distrito, onde tem lojas e restaurantes. Ainda, podem realizar passeios de jeeps, fazer a trilha mais conhecida, da Pedra Redonda, ou várias outras, patinar na pista de patinação no gelo e conhecer o famoso Ice Bar, onde tudo é feito de gelo e a temperatura é de -20ºC.

Além disso, Monte Verde é considerado um dos destinos mais românticos do Brasil. O vinho e a culinária, que mistura a comida típica mineira com pratos de origem europeia, também ajudam a atrair muitos turistas.

5. PENEDO

Penedo Rio de Janeiro pequena Finlândia

Penedo é um distrito localizado no Parque Municipal de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Colonizado por imigrantes da Finlândia, há muita natureza, cachoeiras e trilhas. No verão, a sua temperatura média é de 24ºC.

Em Penedo, a cultura finlandesa é muito presente, então é possível conhecer a Pequena Finlândia, uma vila com várias lojinhas e que reproduz uma colônia finlandesa; a Casa de Verão do Papai Noel; lojas e fábricas de chocolates; fazer trilhas; passeios de quadriciclo; visitar as cachoeiras do Parque Nacional de Itatiaia, além de várias outras que existem na cidade; e conhecer o Museu Finlandês Dona Eva Hilden.

Ainda, a gastronomia também é um atrativo de Penedo, pois são encontrados restaurantes com gastronomia local, nacional e internacional.

6. CURITIBA

Geada em Curitiba

Curitiba é a capital do Paraná e um dos destinos brasileiros mais visitados. Na estação mais quente, a temperatura média é de 23ºC, isso porque a cidade tem mais de 40 parques e o verde ajuda a deixar a cidade com um clima agradável.

Outra característica da capital é que, às vezes, no mesmo dia, pode chover, fazer sol e ventar. Inclusive, virou brincadeira dizer que em Curitiba se pode viver todas as estações do ano em um único dia.

Para se refrescar, os turistas podem visitar os diversos parques ou bosques com cachoeiras e lagos. Também, é impossível deixar de visitar os pontos turísticos da cidade: Centro Histórico, Jardim Botânico, Teatro Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer e Mercado Municipal, além de muitos outros.

7. URUPEMA

Urupema cidade fria Brasil

Fica localizada no alto da Serra Catarinense, em Santa Catarina e é considerada a cidade mais fria do Brasil, inclusive no verão. A temperatura na estação mais quente do ano tem média de 18ºC.

Na cidade existem várias atrações para os turistas. Como o turismo é rural, podem ser realizadas atividades ao ar livre, pesca, cavalgada e banhos de cachoeiras. Mas o principal ponto turístico é a Cascata que Congela nas noites e manhãs de dias com frio extremo.

Outros lugares imperdíveis: Morro das Torres, Igreja de Santana, Trutas no Rio Caronas, Reserva Faldum Pousada de Montanha e a Praça Municipal.

8. GARANHUNS

Garanhuns Suíça Pernambucana clima frio

Garanhuns, também conhecida como Suíça Pernambucana, é uma cidade localizada no agreste de Pernambuco. No verão, a temperatura média na cidade é em torno de 22ºC.

Na cidade, são muitos pontos turísticos para visitar, mas os melhores e mais visitados são: Cristo do Magano; o cartão-postal da cidade, Relógio das Flores; os parques Ruber Van Der Linden e Parque dos Eucaliptos; Palácio Celso Galvão e o Santuário Mãe Rainha.

Garanhuns também é conhecida como a “cidade das flores”, pois o seu clima é perfeito para a plantação de flores, e isso é mais um motivo que atrai turistas para o lugar. Ainda, existe a Festa de Natal, onde os artesãos locais fazem as decorações para toda a cidade, além de a Festa ter na sua programação, apresentações musicais e desfiles natalinos.

9. CANELA

Igreja Nossa Senhora de Lourdes Canela

Localizada na Serra Gaúcha, é quase uma continuação de Gramado, inclusive menos de 10 quilômetros separam as duas cidades. No verão, a sua temperatura fica em torno de 20ºC, alguns dias são um pouco mais quentes, mas as noites sempre são mais frescas.

O que não falta em Canela são atrações, mas os principais pontos turísticos são a Catedral de Pedra; a Cascata do Caracol, localizada no Parque do Caracol; Museu da Moda de Canela; Parque da Ferradura; Vale dos Dinossauros e o Parque Terra Mágica Florybal.

Mas para os apaixonados pelo frio, o parque temático Mundo Gelado é a atração ideal em Canela. O parque conta com esculturas de gelo em um local com temperatura de -25ºC. Durante a noite, abre o IceBar Mundo Gelado, com as mesmas atrações, mas os drinks são adicionados.

10. LONDRINA

Londrina clima ameno inverno

Londrina é a segunda maior cidade do Paraná e quarta maior do país. Na estação mais quente do ano, a sua temperatura média é de 25ºC. Uma das características da cidade é que ela é um dos lugares que mais conserva as belezas naturais.

O nome da cidade é uma referência a Londres, na Inglaterra. Os próprios ingleses que denominaram Londrina ao perceberem a semelhança das duas cidades em relação ao clima e neblina.

Quem visita Londrina, não pode deixar de conhecer os diversos pontos turísticos que também tornam a cidade um ótimo destino no verão: Bosque Marechal Cândido Rondon, Museu Histórico de Londrina, Lago Igapó, Jardim Botânico, Mata dos Godoy, Salto do Apucaraninha e Reserva indígena e Parque Arthur Thomas.

FONTE PORTAL DE INVERVO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade