26 de abril de 2024 19:23

Lesma celebra Abril Poético e faz peregrinação por cidades de Minas

Com muito lirismo e marcado pela simplicidade, empatia e cooperação coletiva, o Abril Poético 2022 (que já extrapolou o mês de abril) iniciou-se no dia 21 de abril pela primeira vez na cidade de Casa Grande. A programação ocorreu na Escola Municipal Sílvia Nunes e contou com participação de poetas e artistas casagrandenses. No dia 29 foi a vez de Conselheiro Lafaiete no evento “Semana da Biblioteca” realizado pela Secretaria Municipal de Cultura no Solar Barão de Suassuí. Esse evento integrou as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna.     

No dia 12 de maio o Abril Poético aconteceu em Santana dos Montes, no Hotel Fazenda Fonte Limpa contando com as participações de artistas santanenses e convidados regionais. No dia 14 foi a vez da cidade de Queluzito receber o Abril Poético, que aconteceu na Praça de Santo Amaro em parceria com a Feira de Artesanato e Culinária local. Já no dia 20 de maio, o Abril Poético aconteceu novamente em Lafaiete no projeto Roda Moinho dentro das oficina “Sementes do Amanhã”, ministrada pelo Grupo Lesma na instituição. Dia 21 foi a vez da Noite Cultural em Itaverava. O evento aconteceu no Recanto Larissuel, localizado na comunidade da Barra.

Poesia na Escola

            As escolas são as meninas dos olhos do Abril Poético. Dentro da programação o evento aconteceu nas seguintes escolhas: Escola Municipal Sílvia Nunes (Casa Grande), Escola Municipal Padre Claudionor Tavares (Queluzito) e Escola Estadual Luiz de Mello Viana Sobrinho (Conselheiro Lafaiete), Escola Raul Sá (Cambuquira) e acontecerá ainda nas escolas de Santana dos Montes e Caranaíba.

Sul de Minas

Abril Poético viajou ao Sul de Minas e a primeira cidade foi Cambuquira no dia 27 de maio, onde os poetas da Lesma e de Três Corações apresentaram-se na Escola Estadual Raul Sá. No dia seguinte o Abril ocorreu em parceria com a Feira Literária das Aguas Virtuosas (FLAVIR), em Lambari. Na ocasião houve poesia na feira e intercâmbio com um grupo de poetas e escritores de Varginha. No dia seguinte foi a vez de Três Corações com o evento “Poesia no Campo”. As atividades foram na comunidade do Peão.

Divinópolis

Também estreando no Abril Poético, a cidade de Divinópolis, no Oeste mineiro, acolheu as atividades nos dias 4 e 5 de junho. No dia 4 as atividades ocorreram no bar cultural Villa Aconchego. Houve participação de poetas, escritores, contadores de histórias finalizando com show da banda local “Lobo Caramelo”. No domingo o Abril ocorreu na praça do Santuário também com efervescente participação artística.

Agradecimentos

            A Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA, na pessoa de sua presidente Izabella Carriéri e Diretoria, agradece a todos os parceiros, apoiadores, incentivadores do Abril Poético. Agradecemos também a Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete, aos curadores regionais do Abril nas cidades onde ele vem ocorrendo e aproveitamos para reforçar o convite para participar da programação do dia 11. Sabendo: juntos é melhor!

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade