24 de abril de 2024 21:09

Folia do Menino Jesus e São Sebastião prestam homenagem ao Mestre Folião Pedro Marques

A Folia do Menino Jesus e São Sebastião do Alto Maranhão realiza a Festa do Menino Jesus e São Sebastião, no próximo domingo (19), no distrito do Alto Maranhão. Neste ano, o festejo presta uma homenagem ao Mestre Folião Pedro Marques. O evento, que reunirá mais de 40 grupos de Folias de Reis, conta com o apoio da Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Eventos (Seculte).

O início das festividades será às 8h com a celebração da Santa Missa na Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, logo após às 9h, uma procissão percorrerá as ruas do distrito do Alto Maranhão e às 10h haverá a apresentação dos grupos de folias, no espaço celebrativo, ao lado da igreja.

Homenageado

O homenageado deste ano, o Mestre Folião Pedro Marques, foi um cidadão atuante e reconhecido não só no Alto Maranhão e Congonhas, mas em toda a região. Faleceu na véspera de 15 de agosto e foi sepultado em meio a Festa de Nossa Senhora D’Ajuda. Seu Pedro era ativo na comunidade durante todo o ano.

Folia de Reis

A Folia do Menino Jesus e São Sebastião do Alto Maranhão, a antiga Folia do Pedro Marques, que recebeu do Mestre Folião João Serafim, do Pequeri, ambos falecidos, continua nos dias de hoje a sua caminhada com a participação dos foliões, comandados pelo Zé do Dico e o Zé Pereira (filho e herdeiro de Pedro Marques).

História

A Folia de Reis é a festa que comemora e louva os três Reis Magos: Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar. Eles que visitaram Jesus Cristo dias depois do seu nascimento, segundo os Católicos. Esse festejo acontece todo dia 6 de janeiro. A Folia de Reis Magos teve origem na Europa. Chegou ao Brasil junto com os Portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quando em Portugal a festa faz parte da cultura. A história da bíblia conta que quando Jesus nasceu os três reis foram avisados por uma estrela cadente que o Messias havia chegado.

  • Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas- Arte: Gustavo Porfírio

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade