Para apoiar o desenvolvimento integral de crianças e jovens pelo interior de Minas Gerais, a Gerdau e o Minas Tênis Clube, referência na formação de atletas, inauguraram o projeto “O esporte como ferramenta de inclusão social”, nesta quinta-feira (14/7), em Ouro Branco (MG). Estiverem presentes autoridades locais, representantes das duas instituições e atletas do Clube.
A iniciativa terá como foco crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, dos municípios de Ouro Branco e Itabirito, que receberão aulas gratuitas de iniciação esportiva e suporte para a prática das modalidades de futsal e vôlei. No total, 240 jovens serão orientados por profissionais capacitados e treinados na metodologia da Escola de Esportes do Minas Tênis Clube. As inscrições, que foram abertas no mês de junho, se esgotaram rapidamente.
Para o presidente do Minas, Ricardo Vieira Santiago, o projeto será uma importante ferramenta de transformação social. “Sempre acreditamos na força do esporte para a promoção da cidadania e essa iniciativa, junto com a Gerdau, certamente vai criar oportunidades para centenas de jovens. Acredito que, muito em breve, poderemos ver o impacto e os resultados positivos desse projeto na formação de potenciais atletas e, principalmente, de bons cidadãos nos municípios onde a Gerdau possui operações”, comenta o dirigente.
De acordo com Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau, a empresa compartilha com o Clube o propósito de promover a formação cidadã e a transformação social por meio do esporte. “Acreditamos que o aprendizado esportivo e a cidadania são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. Por isso, queremos ir além das quadras e mostrar valores como disciplina, foco, coletividade. Fazer parte deste projeto é uma forma de deixar um legado definitivo para municípios onde estamos presentes e fazer dos jovens protagonistas do próprio futuro”, afirma.
O projeto “O esporte como ferramenta de inclusão social” é patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.