Cidades tranquilas e com uma boa infraestrutura são o foco de pessoas que buscam um local para morar depois da aposentadoria.
A infraestrutura das cidades tem impacto direto no cotidiano dos seus habitantes e, à medida que as pessoas envelhecem, surgem necessidades específicas. O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) foi desenvolvido para determinar quais áreas são mais adequadas para atender as pessoas mais velhas. Por isso, confira quais são as melhores cidades para viver depois da aposentadoria.
As melhores cidades no Brasil para viver na terceira idade
A avaliação do IDL foi desenvolvida pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, que reuniu especialistas no assunto. Na pesquisa, foram escolhidas quarenta cidades brasileiras com vantagem competitiva no atendimento ao idoso. Nesses locais, o padrão de vida é exemplar e serve de modelo para outras cidades importantes. Alguns aspectos dessas cidades, como oportunidades de emprego e lazer para quem ainda opta por manter suas atividades atuais, também foram observadas.
Florianópolis (SC)
A cidade com um dos maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil se destaca pela criatividade ao oferecer inúmeras opções de lazer. Florianópolis vai atender às expectativas de quem ainda quer trabalhar e se divertir em destinos turísticos. Além disso, a capital de Santa Catarina é conhecida por ter pessoas educadas, e no verão faz sol para aproveitar as praias da ilha.
Santos (SP)
Os problemas de violência diminuem com a boa distribuição de renda, e os serviços de saúde são adaptados à população idosa. Com tantas opções culturais disponíveis na região litorânea, a praia pode ser um excelente local para relaxar para pessoas da terceira idade.
Porto Alegre (RS)
A maioria das unidades residenciais estão disponíveis para as pessoas da terceira idade, e o acesso a prestadores de cuidados e enfermeiras pessoais é simples. A cidade é acessível, além de possuir diversas paisagens bonitas e boa infraestrutura.
Niterói (RJ)
Um dos grandes benefícios de Niterói é que ela oferece acesso fácil a outras cidades do Rio de Janeiro. Com isso, os moradores podem usufruir da modernidade da região, que reúne várias gerações, um ambiente bonito e muito mais calmo do que o visto na capital do Rio de Janeiro.
FONTE EDUCAÇÃO ESCOLA