Agência Nacional de Transportes Terrestres aprovou os estudos técnicos e documentos jurídicos do termo aditivo da Malha Sudeste. Acordo pavimenta licitação do TIC Eixo Norte
Condição obrigatória para que o Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas (TIC Eixo Norte) saia do papel, a prorrogação da concessão da Malha Sudeste de trilhos de carga com a MRS será assinada nesta sexta-feira, 29.
A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) após reunião realizada nesta quarta-feira, 27. Na ocasião, a ANTT aprovou os estudos técnicos e documentos jurídicos para assinatura do termo aditivo do contrato.
A MRS Logística opera a Malha Sudeste de trilhos federais desde 1996, cujo prazo venceria em 2026. Com a renovação antecipada, a empresa ficará à frente do trecho por mais 30 anos. São 1.643 km de extensão, perpassando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com operação nos portos de Santos, Itaguaí, Sudeste, Guaíba e Rio de Janeiro.
Como compensação pela renovação, a concessionária investirá R$ 9,7 bilhões na recuperação e ampliação da malha além de R$ 21 bilhões em manutenção da capacidade de transporte durante a vigência do contrato.
A empresa também investirá R$ 1 bilhão na melhoria da mobilidade urbana em 51 munícipios. Parte desse investimento envolve a segregação dos trilhos entre Jundiaí e São Paulo e também em trechos das vias até Paranapiacaba.
É justamente a segregação na primeira parte que permitirá que o Trem Intercidades saia finalmente do papel. A expectativa da solução em nível federal já motiva o governo do estado a preparar a publicação do edital do TIC Eixo Norte em agosto, como revelou o site com exclusividade. Segundo essas informações, a gestão Garcia deverá licitar não só o TIC como também o Trem Intermetropolitano e a Linha 7-Rubi em novembro.
FONTE METRÔ CPTM