O assalto a um ônibus fretado por comerciantes, que saiu de Ponte Nova (MG) com destino a São Paulo, na tarde de ontem, 8, terminou em troca de tiros com a polícia e resultou na morte de dois autores e na prisão de outros quatro.
De acordo com a Polícia Militar, o ônibus com 42 passageiros que iriam fazer compras em São Paulo, deslocava na altura do trevo de Piraúba, quando foi fechado por um veículo Fiat Uno de cor prata com seis ocupantes armados, sendo que cinco deles adentraram no ônibus e obrigaram o motorista a seguir viagem sentido a Rio Pomba. Durante o trajeto, os indivíduos subtraíram pertences e dinheiro das vítimas. Ao chegar em Rio Pomba, os indivíduos desceram do ônibus e fugiram no Fiat Uno que estava na cobertura.
As vítimas visualizaram uma viatura da polícia passar pelo local, acionando-a e repassando as informações. Segundo a PM, de imediato foi acionado o cerco e bloqueio via rede rádio. Os militares da fração de Rio Pomba visualizaram o Fiat Uno e iniciaram o acompanhamento, aguardando o apoio de mais viaturas. Um policial da Polícia Militar Rodoviária, à paisana, também visualizou o veículo e o seguiu.
A PM relatou que, durante a perseguição, os autores efetuaram disparos de arma de fogo contra a guarnição de Rio Pomba e tentaram entrar em uma estrada vicinal, quando perderam o controle do carro após colidir em um outro veículo.
No momento em que as guarnições policiais se aproximaram, foram recebidas por vários disparos de arma de fogo. Os militares se abrigaram e, em legítima defesa, efetuaram disparos na direção dos infratores.
Dois autores foram atingidos e morreram no local. São eles Johnys Dias de Lana, 28 (morador da Grota dos Camilos), e Eder Fialho do Carmo, 29 (morador do Bom Jesus). Já Rafael Alessandro de Oliveira, 19 (morador do Sagrada Família), foi baleado e encaminhado para o Hospital Santa Izabel, em Ubá, onde ficou internado sob escolta policial para se tratar de um ferimento a bala no tórax.
Além de Rafael, que está no hospital, outros três autores foram presos em flagrante. Os militares envolvidos na ocorrência não sofreram nenhum ferimento. A viatura do pelotão de Rio Pomba foi alvejada pelos disparos dos autores. A outra viatura não sofreu danos. As vítimas do ônibus não sofreram lesões.
Segundo a PM, os autores estavam com vestimentas semelhantes às da Polícia Civil. Foram apreendidas três pistolas, dois revólveres, diversas munições, algemas, capas de colete, máscara, objetos pessoais das vítimas e aproximadamente R$ 37.700,00 em dinheiro. (Folha da Mata)