23 de abril de 2024 21:30

Gerdau inicia capacitação profissional que pode gerar até 790 vagas em Minas

Cursos serão ofertados pela empresa em parceria com Sesi e Senai para formação em diversas áreas; objetivo é qualificar mão de obra local

Em busca de mão de obra qualificada para atuar nas plantas da empresa, e em instituições prestadoras de serviço, a Gerdau pode oferecer contratar até 790 vagas a partir da nova etapa do programa Aprimorar em Minas Gerais. A iniciativa é voltada à capacitação profissional e vai ser realizada em Ouro Branco, onde está instalada a maior usina da empresa, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. 

As inscrições para participação dos cursos começam já nesta segunda-feira (15). A capacitação é gratuita e os cursos vão ter modalidades de iniciação profissional e aperfeiçoamento. As cargas horárias variam entre 44 e 232 horas. As aulas vão ocorrer nos turnos da manhã, tarde e noite presencialmente ou virtualmente. Serão ofertadas qualificações para as áreas de construção civil, sistemas elétricos industriais, fundamentos de soldagem, manutenção mecânica industrial e rotinas administrativas. 

A formação vai ser feita em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O grande diferencial da iniciativa é o envolvimento de fornecedores da empresa no ecossistema dos treinamentos e contratações a partir da inclusão voluntária de cláusulas de investimentos sociais. Flávia Souza, diretora global de Suprimentos da Gerdau, explica que a iniciativa é feita para suprir carência de mão de obra qualificada nas cidades em que a empresa atua. 

O problema, explica, não ocorre apenas em Minas, mas também em outros Estados. “É uma união de esforços para que a gente ofereça um número de vagas significativo para essa demanda do mercado. É uma necessidade da Gerdau e nossos fornecedores de ter mão de obra qualificada para atender toda a demanda da região”, explicou. Souza ainda explica que a meta é de que 90% dos alunos do curso sejam efetivados, mas as contratações podem chegar a 100% dos participantes. 

Para a avaliação da efetivação dos candidatos serão considerados indicadores durante todo o treinamento. A capacitação ocorre para fortalecer a capacidade de atuação da empresa no Estado, frente ao investimento de R$ 6 bilhões anunciado pela Gerdau no ano passado para Minas Gerais até 2026. Grande parte do aporte vai ser direcionado à planta de Ouro Branco, mas há a expectativa de geração de 6 mil novos empregos no Estado. 

“São investimentos muito significativos e se a gente não trabalhar em um programa de desenvolvimento de mão de mobra, preparar a comunidade para o que já está acontecendo e vai acontecer nos próximos meses, não vamos conseguir implementar essas ambições”, acrescenta Flávia. Laura Calazans Castro, aluna do curso de Manutenção Mecânica de Máquinas Industriais, é uma das participantes do Aprimorar em Ouro Branco que acredita na capacitação como um novo futuro.   

“Quando eu comecei a fazer o curso no Senai, eu vi que estava no lugar certo para trilhar o meu caminho. E com ajuda do meu instrutor e de outros profissionais, eu pude ver o quanto tudo significava para mim. Durante a capacitação, percebi mudanças de vida e realização de sonhos, e vi também que o desafio se transforma em solução. O Aprimorar é o começo de uma história de sucesso”, destacou a estudante. 

A etapa prevista para os próximos meses é a expansão estruturada do programa a nível nacional nas cidades onde a Gerdau possui operações, nos estados do Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo Caroline Carpenedo, diretora Global de Pessoas e Responsabilidade Social da Gerdau, este é mais um passo no caminho do cumprimento da agenda ESG da maior produtora brasileira de aço, na estruturação de uma pauta coletiva com os fornecedores. 

“Estamos inserindo cláusulas de investimento social de um percentual das nossas contratações, em que o fornecedor se compromete a investir na região do serviço, criando um modelo de impacto social em escala e perene. Sendo assim, o Aprimorar se conecta integralmente com os princípios da Gerdau e se soma a ações que desenvolvem a diversidade e a inclusão”, afirmou. 

Para Danubia Clemente, diretora Gerente do Sesi e Senai Ouro Branco, o Programa Aprimorar é um projeto assertivo e completo, pautado em parcerias bem-sucedidas de longa data. “O projeto tem estratégias excelentes de customização, operacionalização e acompanhamento dos resultados e da qualidade, bem alinhados ao propósito de garantir desenvolvimento social através da preparação profissional da comunidade local, coerentes com as demandas da indústria. Isso, além dos ganhos indiretos na melhoria nas questões de cunho econômico e social”.

Serviço Programa Aprimorar

Ouro Branco 
Inscrições
: De 16 a 19 de agosto
Horário: 9h as 12h -13h30 as 17h e 18h30 as 21h 
Local: SENAI Ouro Branco (Avenida Macapá 177, bairro Luzia Augusta)
Vagas: 220 vagas 
Áreas: Soldagem, Mecânica e Gestão com cursos de iniciação e aperfeiçoamento 
Carga horária: De 40 a 232 horas

Conselheiro Lafaiete
Inscrições
: 18 e 19 de agosto
Horário: de 8h as 17h 
Local: sede do Tiro de Guerra (Rua Marechal Deodoro n2, bairro Santa Matilde)
Vagas: 300 
Áreas: Mecânica Industrial, Elétrica Industrial, Construção Civil com cursos de iniciação e aperfeiçoamento
Carga horária: de 40 a 232 horas

Congonhas 
Inscrições: 15 e 16 de setembro 
Horário: 8h as 17h 
Local: sede do Sine avenida Julia Kubitscheck, 1454, Centro, Congonhas.
Vagas: 270 
Áreas: Elétrica Industrial, Construção Civil com cursos de iniciação e aperfeiçoamento 
Carga horária: de 40 a 232 horas

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade