19 de março de 2024 00:34

Setor de Fisioterapia aumenta em 50% o atendimento aos usuários em menos de um ano

O setor de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas – SMS, ligado à Diretoria de Atendimento Especializado, após uma série de estratégias administrativas implantadas pela coordenação junto a equipe, conseguiu ampliar os atendimentos médios diários em torno de 50% e com os mesmos recursos.

Com uma área de aproximadamente 1.000 metros quadrados, na Avenida JK e atualmente com 9 fisioterapeutas, o setor viu a demanda aumentar, principalmente por causa da pandemia da Covid-19 que suspendeu vários atendimentos em Saúde. Com o retorno gradual de todos os atendimentos na Saúde em 2021, houve a necessidade de planejar medidas para proporcionar mais sessões a fim de acolher o máximo possível de usuários. A média de atendimentos anterior era de 80 pacientes/dia. Atualmente, é de 120 e deve ser ampliada com a chegada, em agosto deste ano, de mais um fisioterapeuta na equipe.

A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas também disponibilizou um veículo de passeio para o transporte dos usuários em situação de urgência ortopédica, facilitando a logística. O setor já possui uma Van que faz o trabalho de transporte de usuários em tratamento e, muitas vezes, é insuficiente. De acordo com Igor Magalhães e Souza, gerente de Área de Planejamento de Saúde, com a chegada deste veículo, haverá maior integração com os outros setores como UBS, Clínica da Criança, Caps-AD e outros que a Fisioterapia Municipal subsidia, como o HBJ a Apae Congonhas. “Estamos ampliando os atendimentos com os mesmos recursos e profissionais. A equipe abraçou a ideia e continuaremos na busca da excelência no tratamento de Fisioterapia para população de Congonhas”, enfatiza Igor.

Ainda de acordo com o gerente, a maioria dos atendimentos são para reabilitação de fraturas, além de uma quantidade significativa de pacientes com quadros neurológicos, principalmente AVC. Igor informa que a Secretaria de Saúde estuda a possibilidade de construção de uma sede própria com objetivo de implantar um centro municipal de reabilitação e que envolverá trabalhos multidisciplinares. Ainda segundo ele, em 2021 foram realizadas aproximadamente 14 mil sessões, sendo que cada usuário recebe em torno de 20 a 30. Apenas em junho deste ano foram 1737 atendimentos. A expectativa de atendimentos para 2022 é de mais de 21 mil atendimentos, já levando-se em consideração algumas desistências e férias dos profissionais.

Por Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Raphael Dias

Últimas Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade