28 de abril de 2024 14:18

PF faz operação operação para investigar descaracterização de igreja histórica do século XVIII na região

Polícia Federal, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, deflagrou a primeira fase da Operação “hereditatem historicam” para apurar denúncias de de templos barrocos e desaparecimento de peças sacras.
Na ação a Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Itabirito/MG, tombada pelo Iphan, foi encontrada totalmente descaracterizada.
O objetivo é a defesa do rico acervo histórico, cultural e patrimonial do povo mineiro e a conservação dos nossos templos religiosos.
O nome da operação, traduzindo do latim para o português, significa patrimônio histórico, cujo dia nacional é celebrado em 17/8.
Os responsáveis poderão responder pelos crimes contra o patrimônio histórico previstos na Lei 9.605/98, art. 62 e art. 63, cujas penas máximas somadas chegam a 6 anos de reclusão e multa.

A história

A construção de sua capela primitiva é anterior a 1740. Destacam-se nesse templo: a portada encimada por verga curva e sobreverga em talha, que contém um nicho com a imagem de Nossa Senhora do Rosário; os três altares internos em talha dourada e policromada; a escadaria, que culmina num grande adro gramado; o forro, de desenho curvilíneo e de pequena altura; e o repouso dos arcos sobre colunas torsas, cobertas de motivos fitomorfos, com capitéis compósitos. È um monumento importante pela sua localização, antiguidade e qualidade dos serviços de talha. Tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde o ano de 1955.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade