Após informações recebidas que autores de furtos de gado estavam trafegando pela zona rural de Rio Espera (MG), a guarnição deslocou-se até a localidade de Ponte Alta onde os suspeitos foram visualizados em um VW Voyage de cor prata. Após perceberem a presença da Polícia Militar o condutor do veículo portou-se de maneira suspeita aumentando a velocidade do veículo passando a empreender fuga da guarnição e ignorando as ordens de parada e sinais luminosos e sonoros da viatura.
Foi iniciada intensa perseguição por cerca de 20 quilômetros quando a viatura efetuou manobra fechando o veículo. No veículo dois ocupantes foram abordados e na posse deles foram localizados diversos materiais dentro do carro, sendo: 01 rolo de cordas de nylon, corda para laçar animais, seringa para injetar substâncias nos animais com agulha grossa, objetos estes utilizados em furtos de gado.
Ambos os suspeitos são conhecidos no meio policial por serem autores de vários furtos de gado na região de Rio Espera e cidades vizinhas. Ao serem indagados sobre o que estavam fazendo na região ambos contaram histórias controversas e contraditórias.
Em ato contínuo, deslocou-se até a residência de um dos autores onde também foram localizados outros materiais: conforme 01 Cartucheira Industrial; 01 arma artesanal;05 Cartuchos Cal.28 deflagrados; 01 Cartucho Cal. 28 intacto;01 munição calibre 9mm; R$ 79,00 em dinheiro; 01 Veículo apreendido;01 Aparelho Celular;01 Faca; 1 Rolo de Cordas de Nylon; 1Rolo de Corda para Laçar animais; 02 seringas utilizadas para injetar medicamentos em animais; 01Pote plástico contendo Chumbo;01 Pote plástico conte espoleta e 4 Frascos de Remédios com tranquilizantes para animais;