O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foi acionado, na tarde desta segunda-feira, dia 29, para combater um incêndio de grandes proporções na área conhecida como Mata do Sutil, na área que fica atrás da Rua Sete de Setembro. As chamas atingiram uma vasta área, vindo a ameaçar residências próximas, assim como alguns animais que ficam no local. A ocorrência se estendeu por toda a tarde e necessitou de duas frentes de combate. A área queimada estimada é de quatro hectares.
De acordo com o Sargento Ávila, chefe da primeira equipe que chegou ao local, “Fomos acionados no início da tarde para atuar na parte de baixo da mata. Nesta área, o fogo ameaçava atingir algumas criações de animais que ficam por ali. Nossa equipe deu início ao combate, mas, como se trata de um terreno inclinado, o fogo logo subiu e chegou a alguns bambuzais bem próximos às casas da Rua Sete de Setembro”. Ainda segundo os Bombeiros, neste local foi necessário o apoio do caminhão de combate a incêndios.
De acordo com o Sargento Adenir, chefe da equipe que atou na segunda frente, “Incêndios nesta área são comuns e as chamas costumam ficar bem altas quando atingem os bambuzais, ameaçando as residências. Por isso, foi preciso que passássemos por dentro das casas para realizar o combate nos fundos. Como o fogo era muito intenso, foram gastos mais de 10.000 litros de água para a total extinção das chamas”. Os Bombeiros informaram que a ocorrência foi encerrada no início da noite, após cerca de cinco horas de trabalhos. Equipe que atendeu a ocorrência: Sargentos Adenir, Ávila e Mauro Sérgio e Cabos Vinícius e Santiago.