28 de abril de 2024 00:08

Entidades celebram o Centenário de Falecimento de Dom Silvério, uma das figuras mais ilustres de Congonhas

oConsiderado uma das figuras mais ilustres de Congonhas, Dom Silvério Gomes Pimenta foi homenageado no centenário de seu falecimento em solenidade realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na noite desta terça-feira, 30 de agosto.Em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Secretaria de Educação (Semed) e Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC), a Academia de Ciências Letras e Artes de Congonhas (ACLAC) capitaneou a solenidade que teve a presença de grande número de fieis católicos.

As homenagens se iniciaram com a reinauguração do busto de Dom Silvério, instalado defronte a Casa Paroquial, que foi reformado pelo escultor congonhense Raul Santiago.Para abrilhantar a noite de homenagens, a Corporação Musical Senhor Bom Jesus, sob a regência de Pedro Coelho, executou diversas músicas que encantaram o público na Praça da Matriz. Após a apresentação da Corporação Musical, deu-se o início da Missa Solene que foi presidida pelos párocos Edmar, Edvaldo, Joel, João Francisco e Paulo Barbosa.O aluno da rede municipal João Vítor e a Coordenadora da Semed – Andréa Cristina, levaram até o altar a imagem do homenageado – Dom Silvério Gomes Pimenta.

A solenidade contou ainda com a presença de parentes de Dom Silvério que vieram das cidades de Ouro Branco, Mariana e Dom Silvério, além dos parentes que residem em Congonhas. O Vice-Prefeito de Ouro Branco, Celso Vaz, que é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC), também esteve presente durante as homenagens a Dom Silvério. Celso Vaz foi um importante elo entre os parentes do homenageado com os demais membros da ACLAC, IHGC, Semed e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Congonhas.

Durante a missa, Silvério foi reverenciado por sua importância social e religiosa, sendo lembrado pelo seu rico trabalho pastoral em prol dos menos favorecidos e em defesa da real igualdade social. Após a missa solene o Padre e Mestre em História da Igreja João Francisco, realizou uma palestra sobre a trajetória de vida de Dom Silvério abordando temas como a Escravidão × Abolicionismo, o lado poliglota de Dom Silvério, que era fluente em Latim, alemão, grego, inglês, francês e hebraico além do árduo trabalho para trazer para Minas Gerais as congregações Redentoristas, Salesianos, Filhas da Caridade, Carmelitas, Maristas, Agostinhos, Capuchinhos e tantas outras. E ainda teve o lançamento da 2ª edição da obra “Dom Viçooso”, biografia do bispo Antônio Ferreira Viçoso, de autoria de Dom Silvério Gomes Pimenta. Foi uma noite memorável e digna da importância que é dispensada a Dom Silvério Gomes Pimenta.

Texto e fotos: ACLAC

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade