Além do grande número de candidatos locais aos cargos de deputado estadual e federal, Conselheiro Lafaiete é conhecida também pelo grande número de candidatos de fora que são votados na cidade. O fenômeno é recorrente e, nas eleições de 2018, mais de 700 postulantes receberam pelo menos um voto dos eleitores lafaietenses.
A votação em vários candidatos, que na maioria das vezes, não tem nenhuma relação com a cidade acaba por desprestigiar políticos locais e retira da cidade a oportunidade de aumentar sua representatividade, seja na Assembleia de Minas Gerais ou no Congresso Nacional. Quem chama a atenção para esse quadro é o candidato a deputado estadual, Giuseppe Laporte (MDB). Ele prega que a cidade não divida votos e consiga, assim, eleger seus verdadeiros representantes.
Para se ter uma ideia de como os votos depositados nas urnas da cidade se dispersaram, no pleito de 2018, 336 candidatos obtiveram mais de 100 votos dos eleitores de Lafaiete.
Giuseppe Laporte defende uma mudança nesse cenário, partindo do esclarecimento ao eleitor da cidade sobre a importância de escolher entre os candidatos locais. “Temos um eleitorado capaz de eleger deputados estaduais e federais que possuem uma verdadeira ligação com a cidade e acredito nisso para termos mais força política e fazer ecoar a voz de Lafaiete em busca de recursos e melhorias para nossa querida cidade”, afirma Laporte.