Hoje são completados 100 anos do tradicional Meridional Esporte Clube, de Lafaiete, que escreveu páginas marcantes e inesquecíveis na história do futebol em Minas. Para celebrar o a data especial, a direção do clube preparou um grande evento para hoje (7), concidentemente 200 anos de comemoração da Independência do Brasil.
Haverá vários eventos a partir das 8h50 com a execução do Hino Nacional e hasteamento das bandeiras. Em seguida, às 9h, acontecerá a missa em Ação de Graças pelo centenário do clube. Logo após, haverá entrega de diplomas, exposição de fotos, documentários e depoimentos.
Às 10h45, haverá explanação sobre as obras de revitalização e construção do novo estádio que está sendo construído no mesmo local do antigo à rua Barão do Suassuí, 385.
Momento épico
Uma das histórias mais vivas de jogadores e torcedores aconteceu em durante a década de 1950 até o ano de 1962, o Meridional disputou o Campeonato Mineiro enfrentando clubes tradicionais. O “Meri”, como é carinhosamente chamado por sua torcida, venceu o Atlético em uma partida inusitada.
Em 10 de março de 1960, os jogadores do Meridional se dirigiam para a capital Belo Horizonte para jogar a partida contra o Galo. No entanto, no meio do trajeto, a delegação se deparou com um imprevisto: seu ônibus havia estragado. A equipe saiu as margens da BR 040 para buscar uma carona a fim de chegar ao estádio Antônio Carlos, atual Independência.
O Meridional conseguiu a carona para o estádio e chegou quase no fim dos 15 minutos de tolerância impostos pelo árbitro. O tatu conseguiu a vitória contra o Atlético por 2 a 1 e foi recebido com muita euforia no dia seguinte.
No dia 11 de setembro, no Campo do Guarany, às 10h, acontecerá a partida entre os times amadores do Meridional e do Metalusina, de Barão de Cocais. A partida marca o reencontro dos dois times que já foram adversários no Campeonato Mineiro e faziam o famoso clássico “Me-Me”.
Novo estádio
Através de uma parceria, foi iniciada em 2020 a visionária obra construção do novo estádio do Meridional, o que transformará em uma arena multiuso para receber jogos oficiais.
O projeto prevê a construção de um novo estádio com iluminação, vestiários e arquibancada para até 1500 torcedores com possibilidade de ampliação posteriormente. A arena que ficará ao nível da rua terá ainda cabines de rádio e rampa de acesso para pessoas com deficiência. O campo terá medidas exigidas pela FIFA de 105 x 68 metros. O espaço ainda abrigará um salão de eventos para mais de 400 pessoas, bar, bilheteria e salas administrativas.
Quer conhecer mais sobre a história do clube acesse: meridionaleclafaiete
- Com informações “Lafaiete Agora”