27 de abril de 2024 05:13

Posso conduzir veículo apenas com a CNH Digital?

Com o avanço da tecnologia, carregar documento físico na carteira pode estar prestes a acabar. Motoristas já podem usar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), caso não possuam o documento do veículo à mão. O CDT é um jeito seguro de ter os documentos do seu veículo sempre em mãos, sem precisar levar o documento físico. 

De acordo com a legislação, a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita em qualquer fiscalização, ou seja, é possível ter apenas a CNH Digital com você, até mesmo em questões de burocracia.

Posso mostrar a CNH Digital mesmo sem internet? 

É possível acessar a CNH Digital até mesmo sem conexão com a internet. O Comprovante do Licenciamento Anual (CRLV) pode ser acessado da mesma forma, ambos podem ser obtidos apenas com a senha de quatro dígitos escolhida pelo usuário. 

Como o documento é confirmado pela fiscalização? 

Para confirmar a veracidade do documento digital é feita uma verificação através do aplicativo Vio, a partir do QR Code encontrado na CNH tanto física quanto na digital. 

De acordo com a Resolução 684/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), autoridades de trânsito não podem recusar a versão digital da CNH. 

E se o celular foi roubado ou perdido? 

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o aplicativo do CDT é protegido por Chave de Acesso e dados criptografados. Além disso, o usuário pode desconectar o celular no Portal de Serviços, para que os documentos digitais sejam removidos do smartphone roubado. 

Como baixar a CNH Digital?

  1. Instale o aplicativo da CNH Digital disponível para Android e iOS;  
  2. Faça o cadastro no aplicativo, informando todos os seus dados; 
  3. Verifique o link enviado no seu e-mail para ativar o seu cadastro; 
  4. Quando tiver ativado, faça o login e toque em “Adicionar documento“;
  5. Pronto, sua CNH Digital será adicionada. 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade